Foto: Thierry Dapot

sábado, 3 de dezembro de 2011

KOUROU–GUIANA FRANCESA

Nos despedimos de Salut, no dia 18 de Novembro às 8h da manhã, até Kourou, no continente, são apenas 8 milhas, umas 2h de viagem. E Iles du Salut entrou pra nossa história!

O dia estava lindo a navegada curta tem cara de passeio, ficamos sentados no convés admirando a paisagem e batendo papo.

Em nossa frente vão os veleiros amigos, Plâncton e Allegro. É legal navegarmos em mais barcos, vamos conversando pelo rádio e sempre quando chegamos a um novo lugar, vamos comemorar, conhecer, dar risadas juntos!!!

Chegamos… entramos pelo Rio Kourou e ancoramos atrás dessa marina que vocês podem ver na foto.

Ai está Kourou, se pronuncia “currú”, parece mais uma vila, é bem arrumadinha, a lingua aqui é o francês… Bonjour, Merci… e assim vai. O nosso amigo Marcão do veleiro Allegro fala francês, ainda bem… ele nos ajudou bastante.

Fomos à feira comprar frutas, as coisas aqui são caras e é tudo em Euro. Encontramos brasileiros por lá… a população é negra em sua maioria e o comércio dominado por chineses. O Fer ficou louco nos mercados, prateleiras cheias de produtos importados (rsrsrsrsrs… aqui é tudo nacional, português!), vinhos e queijos franceses, Cassoulet (é uma feijoada branca), enfim… muita coisa diferente.

Le Delice, nossa primeira cerveja em Kourou.

Andante ancorado em Kourou.

Rolou até uma baladinha, esse barzinho era legal, nos divertimos bastante. Certa hora começou tocar uma musica não muito lenta, mas com swing, casais dançavam juntos, bem juntinhos mesmo, com a testas coladas uma na outra e mexiam somente o quadril… praticamente a “Dança do Acasalamento”, foi divertido… rsrsrsrsrs.

Aqui só tem carrão e olha só o que encontramos um Terios modelo novo, lembram do que tivemos ai no Brasil?

Essa é a marina que estávamos próximos, os barcos ficam presos ao pier e parecem nunca sairem de lá pelo estado que se encontram. Quando a maré baixa eles ficam literalmente no seco.

Ah… importante, aqui está localizado o Centro Espacial de Kourou, foi construido a partir de 1968 pela Agência Espacial Européia, enquanto estivemos lá não houve nem um lançamento, que pena!

Nossa passagem por Kourou foi muito proveitosa, descansamos, conhecemos a cidade, nos divertimos, comemos bem, abastecemos o barco de água, combustivel, frutas, verduras e compras em geral.