Desde que saimos de Porto Rico não desembarcamos e ficamos ao todo por um período de 12 dias sem sair do Andante. Tudo corria bem, mas quando paramos em Turks baixamos os arquivos Grib (previsão meteorológica) e vimos que no dia 5 no inicio da madrugada entraria um vento forte (30 nós) e foi batata… à 1h da madrugada começou a pauleira, o vento entrou violento com 35 nós constantes e chegava aos 42 nós nas rajadas, de Nordeste… ou seja, na cara…
Estávamos navegando em direção à Eleuthera, nas Bahamas, para mais uma parada de descanso e depois de uma noite de turnos feitos na escadinha de entrada da cabine, pois as ondas embarcavam no cockpit e chegaram a passar por cima do bimini, parecia que estávamos dentro de uma máquina de lavar… resolvomemos voltar 20 milhas a favor do vento e tentar nos abrigar em uma ilha chamada Long Island…
Pela manhã chegamos à Long Island, a água incrivelmente clara, mas o céu carregado e o mar muito nervoso. Passamos por uma barreira de recifes e ancoramos com 3,5m de profundidade com 40m de corrente, que ficava esticada até o talo por causa do vento forte. Ai que medo!!!
Ficamos 3 dias e 2 noites parados nesse lugar. Fizemos contato com nosso amigo Manir e ele nos passou a previsão para os próximos dias…
Enquanto isso, assistimos os 2 ultimos filmes que nos restavam a bordo… cafés da manhã…
Escondidinho de carne seca…
O Fer sempre defende a idéia de se ter muita comida dentro barco e nessa hora ficamos tranquilos, porque apesar de ficarmos no mar mais tempo do que havíamos programado, tinhamos estoque de comida e bebida mais que suficiente…
Olhem o lugar que a gente estava… e mal conseguíamos colocar o nariz pra fora… pqp!
A previsão de melhora do tempo era para o dia 08, mas no dia 07 o vento começou a mudar de direção e a nossa ancoragem começou a ficar perigosa, o local era muito raso e tinha muitos recifes, resolvemos sair antes do imaginado. Partimos às 18h20 do dia 07.
Mais pauleira… o mar cresceu consideralvente, as ondas chegavam à 5m… um horror…
Mais uma vez, turnos na escadinha de entrada da cabine… e eu e o Fer exaustos…
Apesar de tudo estar bem preso dentro do Andante, as coisas despencavam com as porradas das ondas no costado do barco que o faziam deslocar-se como um bloco num solvanco forte. Só era possivel descansar nesse sofá de bombordo, lado de sotavento… em outro lugar era tombo na certa.
Depois de mais 12h de sufoco, o mar alisou… tudo voltou a compor um cenário agradável e nem parecia que estávamos nas mesmas águas que encheram a minha cabeça de questionamentos sobre o que estávamos fazendo… não é mole não! A gente fica com a caixola cheia de dúvidas… e querendo mais é estar em casa, segura, dormindo em uma cama que não te lança pra fora e na segurança de “terra firme”.
Penso que o mar testa a gente o tempo todo, tenho muito medo e o Fer diz que vê nos meus olhos arregalados o tamanho do meu pânico, ele também sente medo e isso é bom, ficamos mais cautelosos… mas depois que tudo passa, volto a ver o quanto é preciosa essa experiência que estamos vivendo, o quanto isso nos faz crescer como indivíduos e ainda como a cada dia que passa nos conhecemos melhor e aos nossos limites… isso é formidável!
A paz voltou a reinar no mar…
Vejam o video, infelizmente não tive sangue frio para filmar os piores momentos… mas dá pra ter uma idéia… rsrsrsrsrs.
7 comentários:
Sem comentários. Se já suei frio aquele dia no Tietê, uma dessas eu não encarava.
Boa sorte!
Ai me Deuuuuuussssss!!!!!! Proteja esses dois doidos por favoooooorrrr!!!!!!!Bons ventos.., bjs Mãe (com o coração na mão!!!!!)
Vany
Um abraço para voçês,nunca apanhei tempo desses no meu veleiro mas tenho a experiência quando era pequeno no barco do meu avô e acredito que qualquer pessoa passa a ser mais humilde nesses momentos.
Abraços de Portugal.
Rui e Lena
Paulinha e Fernando
Sei que vcs irão tirar tudo de letra !!! Não se deixem abater ! Sei que são capazes !
Com certeza a Vó e o Seu Zé estão olhando por vcs ... são os anjos da guarda !!!!
Mas que deve ter dado um frio na barriga isso deve e nem imagino como foi !!! rsrsrsrsrs
Boa sorte e muita força para vcs
Bjs
Saudades
Mauricio e Silvia
Caramba que medo! Mas Paulinha, como tinha dito antes, eh nesse tempo que constroi um grande capitao. E o Fernandao, tratando o Andante com o mesmo zelo que trata a chopeira mais famosa do Brasil, tirou de letra! =)
Grande beijo!
Êta.....meninos corajosos!!!!!
NOSSA!!!!! Estou com saudades, milhões de beijos. Que os anjos da guarda de vocês os protejam sempre.
Bernardete
Parabéns pela chegada a Maiami,não é pra qualquer um navegar do brasil até ai.Onda por onda,milha... por milha...Mais lindo que isso é ver a alegria e felicidade de voçês ! Obrigado por este maravilhoso blog.Um abração e bons ventos sempre.
André Linck.
Postar um comentário