Partimos de Le Marin rumo à Fort de France, no total foram 26 milhas, velejada gostosa, o vento soprou forte no través e o mar vinha pela popa com ondas de 1,5m que faziam o barco surfar gostoso às vezes, na minha opinião a melhor das condições, o Andante todo faceiro, chegou a fazer 8,2 nós mas só consegui uma foto à 7,7 nós… um passeio delicioso rumo à Fort de France.
Nos aproximando da Rocha Diamante, que é um ponto conhecido para mergulho no caribe.
Dia de luz, festa do Sol…e um barquinho a deslizar, no macio azul do mar…
A Rocha Diamante… parece pequena de longe, mas quando nos aproximamos…
Fort de France. Na entrada da baía o vento aumentou e chegou nas rajadas à 40 nós… o negócio por aqui não é brincadeira não… Aff! Mas o Comandante é safo e a sua tripulante ta ficando espertinha… rsrsrsrsrs.
Olha ai o Andante fundeado bem em frente a Fort de France… um clique da tripulação do Allegro.
No outro dia pela manhã, ao sair no cockpit avistei esse gigante ancorado no cais da cidade.
Vamos então dar inicio aos trabalhos, reconhecimento do local… adoramos fazer isso, perambular pela cidade em busca de histórias, curiosidades e bares… é claro! rsrsrsrs.
Um pouco de história…
Os franceses não conformados com o dominio de portugueses e espanhóis quando se tratava de descobrimentos, tentaram de todas as maneiras conquistar terras no Novo Mundo e começaram pelo Brasil sem muito sucesso, passando pelo Rio de Janeiro e depois pelo Maranhão. Continuaram subindo com os ventos alísios e conquistaram um pedaço das Guianas, a Francesa. Em 1635, Pierre Belain D’Esnambuc pois os pés em Martinica e garantiu para a França esta linda ilha que possui 75 km de comprimento por 30 km de lagura aproximadamente, cheia de sol, muito verde e flores.
Fort de France tem ares de Paris, segundo o Comandante Fernando que já esteve por lá, é claro que salvando as proporções. Tem alguns Cafés com mesinhas na calçada que emprestam um charme à pequena cidade à beira-mar e a iluminação pública feita com postinhos antigos.
Essa é a Catedral de Saint Louis, aquela que avistamos de onde estamos ancorados.
A cidade é acolhedora e é muito prazeiroso caminhar por ela num dia de sol e com um olhar de descoberta.
Aqui, hoje 29/01 é Carnaval. Estou curiosa pra ver como eles comemoram essa data tão marcante para nós brasileiros. Pra começar aqui é um dia só de festa, um Domingo.
Adultos e crianças pintam os rostos…
Muita gente na rua desde bem cedinho.
Alguns passam com fantasias esquisitas no meio da multidão… em barracas, vendem-se desde comidas à fantasias pra quem deixou pra ultima hora.
Em uma das barracas estavam preparando Paellas gigantes…
eram de dar água na boca, ficamos assistindo por algum tempo as pessoas trabalhando nelas, mas ainda era cedo pra comermos (11h00)… quando voltamos para arrematar um prato dessa maravilha já tinha acabado… eita povo morto de fome! Ficamos chupando dedo… o que nos consola é que mais à noite comemos um Tartar de filé MA-RA-VI-LHO-SO no único restaurante aberto depois da festa de Carnaval. Mas o Fer ficou com uma lumbriga gigante..
Olhem aquele navio de cruzeiro na cara do gol! Legal essa imagem, não é mesmo?
Também aconteceram várias apresentações de danças tipicas feitas pelo Ballet Folclórico Kako Dou, a minha diretora de ballet “Yola Guimarães” iria adorar, tenho certeza e consigo escutá-la dizendo – Elas são muito brejeiras! – Eu também adorei… me lembrou as Festas Portuguesas da nossa querida Associação Luso Brasileira de Bauru.
Esse lugar me lembrou muito o Mercado Modelo em Salvador.
Cheios de souvenirs e lembrancinhas locais.
Passamos o dia todo caminhando pela rua no meio da multidão, portanto vimos de tudo um pouco… até um carro sendo guinchado pela policia. Eta lele… não é só no Brasil não. Aqui em Martinica as pessoas não gostam quando dissemos por exemplo – Vou pegar um vôo de Martinica para França (que tem vôos regulares para a capital Paris saindo daqui). – Porque para eles aqui (Martinica) é a França, portanto querem que digam – Vou viajar para a Metropole – Coisas de matiniquenses…Só por Deus essa francesada!
E o desfile começou…eram blocos, todos muito pequenos e a batida da música parecia sempre a mesma… fico imaginando se eles pudessem ouvir o som da bateria nota 10, da Mocidade Independente de Padre Miguel… iriam ficar malucos.
Eu dancei o tempo todo… mesmo com a batida descompassada, mas olha a cara do Fer… ele estava adorando…rsrsrsrsrs. Disse que vai montar um bloco com o Ricardo, o Mané e o Mauricio (meu primo) que não tocam instrumento nenhum e vão arrasar no Carnaval de Martinica… ahahahaha!
Muita gente na rua e podíamos identificar claramente os turistas branquelos com suas câmeras penduradas no pescoço… será que nós também estamos assim? Vixi! rsrsrsrs…
Olha o Fer emburrado, no cantinho, porque essa placa diz que “O consumo de álcool é interditado”… ahahahahaha
Olha o daniel também… nada de cervejinha na praça! Até parece… todo mundo com latinha na mão…
Uma sentadinha pra ver o pôr-do-sol e descansar um pouquinho… saracutiei muito!
Martinica tem um Carnaval tranquilo, sem baderna nem brigas…
muito famliar, crianças por todos os lados, são lindas…
Um café no fim da tarde para aguentar até a noite.
No outro dia, mais um passeio antes de partir… mercado de frutas e legumes… adoro!
Essa é a Galeria Lafayete, só tem em Paris e aqui em Martinica, lá dentro Louis Vuitton, Yves Saint Laurent, Pierre Cardin e outras marcas famosérrimas e chiquérrimas. Eu só tirei uma fotinha aí na frente… ahahahaha! Tá bom!
6 comentários:
Paulinha e Fernando
Tudo bem com vcs ???? MAS É CLARO QUE SIM NÉ !!!!! O PERGUNTINHA BESTA !!!! RSRSRSRSRSSRSRS
Semana que vem é nosso carnaval aqui no Brasil, mas juro que trocaria os quatro dias daqui, por somente um dia ai no Caribe tocando com o Fer, Mané e Cadão RSRSRSRSRS !!!! IRIA SER O MÁXIMOOOOO RSRSRSRSRS
Abraços e saudades
Mauricio e silvia
Meu pai cantava uma música que era assim :
MENINA BACANA LÁ DA MARTINICA, SE VESTE COM UMA CASCA DE BANANA NANICA...NÃO USA CALÇÃO , NÃO USA ....
Nâo sei mais ! Lembram ?????? iSSO A MAIS O MENOS 36 ANOS ATRAZ, DIRETO DO TUNEL DO TEMPO RSRSRSRSRSR
Abração !!!!!
O Fernandão de boné ta parecendo o Bel, cantor do Chiclete com Banana! hahaha
Vai com tudo!!
Da próxima vez, que vcs forem fazer essa viagem, vai nessa msm época, ai combinam de irem encontrarem com vcs para comemorarem o carnaval com vcs ai, o Ricardo, Mané, Mauricio, ai eles levam uns instrumentos, vcs vão arrazar, ou vão serem expulsos......hahahahaha!!!!
Eu adoro le esse blog!
Muito bom este blog
Postar um comentário