Depois de nossa emocionante chegada, hasteamos a bandeira de Portugal no Andante, com muito orgulho!
Estávamos radiantes, mas como sempre depois de travessias, o cansaço toma conta… e depois da cervejinha no Peter, dormimos como anjos.
No outro dia, já descansados, saímos pra conhecer o lugar, caminhamos nas estreitas ruas de Horta, com suas casinhas caiadas de portas nas calçadas e sempre com a imagem de um Santo em azulejos portugueses a enfeitar a entrada. Abaixo a praia de Porto Pim.
Recebemos na marina, a visita de Beatriz Madruga, que após um ano nos falando via internet, chegou o momento do nosso encontro. Na foto da esquerda para direita, Hugo, Beatriz, Genuino, Fernando, Catarina, Carol e eu.
Beatriz é brasileira, de Porto Alegre, casada com o açoreano, Genuíno Madruga, muito conhecido pelo seu feito, deu duas voltas ao mundo em solitário e em uma delas, dobrou o temido Cabo Horn, de Leste para Oeste, ele foi o décimo homem em nivel mundial a realizar essa façanha. Carol, filha do casal, nascida no Brasil, mas indiscutívelmente uma portuguesinha adorável. Ótimos anfitriões, nos deram todo apoio em terra, vocês poderão sentir isso no decorrer de nossa estada nos Açores.
Visitinha ao mercado e o Fernando, quase levou todos os chouriços portugueses pra dentro do Andante… Meu Deus! Que lombriga!
Aqui, as cervejas portuguesas são a Sagres e a Super Bock, nossas eleitas, assim como o melhor lugar para saboreá-las é o Bar do Peter, nosso QG… e do cardápio deles provamos várias iguarias… Sabores dos Açores!
Queijo de São Jorge, delicioso, amanteigado, vem quentinho e é servido com azeite e azeitonas.
Ameijoas (uma conchinha local) à Bulhão de Pato… uma entradinha deliciosa, vem com um molho a base de vinho e limão, hummmm… adorei!
Lapas (outra concha) Grelhadas, vem com molho de Piri Piri (é uma pimenta local), deliciosas também, picantes e ótimas pra acompanhar uma cervejinha.
Eu que sou meio chatinha pra essas coisas, feitas com sangue ou com miudos, me deliciei com as Morcelas… hummmm!
Espetada de Frutos do Mar… delicia! E abaixo, Sopa de Baleia, na verdade, só tem baleia no nome, é uma sopa de legumes com bastante tomilho… booooa!
Espetada Mista, vem com carne de boi, de porco e frango, entremeados com pimentões e linguiças
Olha aí a maluquete da Bia, nos procurou e nos encontrou, é claro, no Bar do Peter… nos levou para dar uma volta na ilha, em sua carrinha (assim chamam as caminhonetes)… passeio espetacular!
Um arquipélago composto por 9 ilhas de origem vulcânica, formam os Açores, as ilhas são: Corvo, Flores, Faial, Pico, São Jorge, Graciosa,Terceira, São Miguel (Capital) e Sta. Maria.
Fomos apresentados as belas praias e paisagens do Faial, que possui 172,43km², largura máxima de 14km, comprimento máximo de 21km e 15 mil habitantes.
Belos contrastes…
Por entre a paisagem vulcânica, onde predominam as rochas negras, brotam as cores das flores e do mar em harmonia com a natureza.
Aqui as terras não são divididas por cercas e sim por plantações de hortências, que quando florescem dão a cor azul as divisas, por isso Faial é chamada a Ilha Azul.
Penhascos tiram nosso fôlego e nos surpreendem com tamanha beleza. Quando vejo o mar daqui, toda essa imensidão, toda a força sendo descarregada nas encostas rochosas, imagino que seriam loucos os que se aventuram nesta infinidade de águas… mas só quando vejo desse ângulo… rsrsrsrs.
Aqui o Morro Castelo Branco
Essa foi a visão que tivemos quando chegamos e avistamos o Morro do Castelo Branco do mar.
Carol e Bia nos mostrando Faial, não poderíamos ter melhores guias.
O Vulcão dos Capelinhos, constitui um dos principais pontos turisticos do Faial e uma paisagem para além de única nos Açores, onde se pode admirar os efeitos da erupção que acontenceu em 1956/57.
Esta área é classificada como “Paisagem Protegida” de elevado interesse geológico e biológico. Foi um marco nas histórias dos vulcões de todo o mundo, pois pôde ser observado e documentado do seu inicio até seu adormecimento… Será que ele adormeceu mesmo? Tenho sempre minhas dúvidas… eu hein!
O mais interessante é que ele iniciou-se como um vulcão submarino e terminou terrestre e uma das consequências mais marcantes, foi o aumento da ilha em 2,4km².
A força das águas do Atlântico Norte explodindo na paisagem vulcânica do Faial… Um espetáculo!
Uma parada no Fim do Mundo para molhar as palavras.
Apresento a vocês, o “Bar Fim do Mundo”, pronto é aqui! Isso é para provar que vamos até o Fim do Mundo atrás de uma cervejinha gelada… rsrsrsrs.
Um brinde! Tim Tim!
A bela vista de Fajã da Praia, oferece o contraste entre o terreno de lava negra, vegetação, mar e céu em tons distintos de azul.
É realmente muito especial imaginar o lugar onde estamos no mapa, em pleno Atlântico, distante 2110 milhas de Nova Iorque e 900 milhas de Lisboa, essas ilhas vulcânicas, foram apontadas por investigadores do assunto, como a lendária Atlântida Perdida. Uhuuu… Atlântida! É de arrepiar não é?
Bia, a maluquete mais querida dos Açores. Uma das coisas mais interessantes de viajar, é fazer amigos em vários pontos do mundo!
Esse é o antigo Farol dos Capelinhos, foi destruido pelo “sismo” (assim que chamam os terremotos aqui) de 1998, hoje só restam ruinas.
Olhem o que sobrou da lavanderia… rsrsrsrs.
No caminho, um caçador com 3 coelhos abatidos… que dó! Mas por aqui é comum a caça e mais importante, permitida, portanto tudo ok e… Bye Bye Coelhinhos, vão direto pra panela.
Praia do Almoxarife, paisagem que contrasta com as nossas praias brasileiras de areias brancas, ai vemos essa praia de beleza singular a mostrar suas areias negras.
A cidade de Horta protegida pelo Monte da Guia ao fundo, vista do Miradouro de Nossa Senhora da Conceição.
Belos dias… Belos Passeios! Olha a turma toda ai!
5 comentários:
Realmente a cada postagem fico mais impressionado e com a certeza do que quero para minha vida, pois, é uma aventura enriquecedora e inesquecível, tudo que preciso.
Por favor, não demore tanto para atualizar, ficamos "loucos" por notícias...kkkkk
Muitas felicidades, sucesso, realizações e novos portos a conhecer.
Um forte abraço aos "andantes".
Até breve.
Att,
Eduardo e Alessandra
Natal-RN
Belo texto!
Que show ! É uma aventura e tanto. Com segurança e planejamento tudo dá certo. Continuo rastrando vcs, anotando da cada perna e a velocidade média a cada ponto que passam. Assim que voltarem, mando para vocês ! Aproveitem !
O Farol, aquele da lavandaria (aqui se escreve assim), é o da Ribeirinha ...
Ja tenho saudades das nossas risadas, por tudo e por nada ...
Beijocas. Adoramos voces dois!!!!
Familia Madruga
HELLOOOOOO POVO DE PORTUGALLLLL !!!!
Adorei aquele espetao de frutos do mar, lembrei daquele churrasco de frutos do mar na ilha comprida... que delícia !!! que saudades...
A CARA DO FERNANDO ESTA IMPAGAVEL... RSRSRRSRS
SAUDADES
MAURICIO E SILVIA
Postar um comentário