Foto: Thierry Dapot

sábado, 29 de agosto de 2015

ENFIM… DEIXAMOS BÚZIOS!


Depois de 14 dias na poita do Iate Clube, deixamos Búzios, claro que nossa estadia por lá foi muito agradável, mas… enfim uma janela de tempo! Ainda em Búzios, conhecemos dois veleiros que chegaram ao Iate e também estão subindo rumo à Refeno, o “Safo”, com Claudine, Kadu e Peixe a bordo e também o “Carapitanga”, com Felipe e Vivi. Engraçado que estávamos no Iate e chegou um camarada perguntando qual era o veleiro “Cara de Pitanga”… ahahaha, dá um bom trocadilho! Saímos com eles para um happy hour antes de partir, foi muito legal conhecê-los, estaremos os aguardando em outros portos.
01
No dia 19, às 22h12, zarpamos. As previsões de vento favorável se concretizaram, saímos com a vela grande no 1o riso e depois de aproximadamente 30mim de motor, da-lhe vela, abrimos a genoa e lá fomos nós, o vento vinha de Sudoeste soprando 20 nós e o mar meio grosso, com ondas de uns 2 metros … uma chacoalheira só. O Choppinho meio assustado procurava o pé de alguém para se abrigar… kkkk, uma onda veio de repente e lavou o convés do barco nos dando um banho, mesmo abrigados no cockpit, até o Choppinho se molhou… rsrsrsrs.
Na madrugada o ventou aumentou consideravelmente e as rajadas já eram de 30 nós, por conta disso o Comandante resolveu baixar a vela grande e seguimos só com um pouco de genoa, mas essa manobra não foi nada fácil com o mar grande e muito vento, mas deu tudo certo… enquanto fazíamos a manobra deixamos o Choppinho dentro da cabine, ele ficou desesperado com o barulho das catracas, da retranca, dos cabos sendo caçados, das ondas batendo no casco e o vento forte soprando… coitadinho! Depois de tudo feito, nada que um chamêgo não resolvesse, mas até que isso acontecesse não sei o que passou na cabecinha dele… kkk.
DSC01328
Nosso destino era Santo André – BA e levaríamos aproximadamente 3 dias, mas quando nos aproximávamos de Porto Seguro resolvemos continuar até Camamu e aproveitar essa janela de vento até um pouco mais próximo de Salvador.
DSC01330
Eu como de costume mareei nas primeiras 24 horas, mas nada demais, já estou acostumada… antes de sair cumpri as recomendações da amiga Lucia, do Veleiro Avoante, Meclin 25mg, 3 dias antes de partir (1 por dia) e mais um no dia da partida… ajuda pra caramba, meu “passa mal” fica muito mais administrável… kkkk.
DSC01407
Já em águas baianas, a temperatura se torna muito agradável e pede um brinde! Saúde!
DSC01331
Gostamos de cozinhar a bordo, como já é sabido por um bocado de gente, então aí vão algumas comidinhas do trecho…
DSC01327
Arroz, rabada sem osso e salada de repolho com tomate. Importante – a rabada sem osso já estava pronta e congelada, porque quando fazemos essas comidinhas boas em casa, já guardamos um pouco em marmitinhas de alumínio descartáveis e congelamos, aí trouxemos para a geladeira do Andante, portanto nossos congelados são preparados por nós mesmos… hummm!
DSC01329
Comandante batendo um rango e claro, se preparando para “ciesta”… kkkk, ou como dizia minha querida Vó Vitalina, “fazer o quilo”, aquela dormidinha básica depois do almoço. Como eu não costumo dar essa dormidinha depois do almoço, passo minha vez para o Fer… e ele agradece, claro!
DSC01414
Mais saladinhas… gostamos muito de comer salada nas navegadas, então sempre temos essas verduras e legumes mais resistentes, como – acelga, repolho, pepino, cenoura, tomate, beterrraba, enfim… uma maça ou laranja picada na salada também vai bem… hummmm!
DSC01402
O Choppinho dorme pra caramba nas navegadas, mas quando dá uma despertada, às vezes dá uns “moles” lá na popa… e nós acabamos ficando preocupados com a possibilidade dele cair, principalmete quando bate alguma onda de surpresa e ele assusta com o barulho…
DSC01386
Pai preocupado que é, o Comandante providenciou uma redinha para popa…
DSC01384
E depois que instalamos, o “fiote” ficou livre para dar umas voltinhas pelo cockpit sem a gente gritar – Não Choppinho!… kkkk.
DSC01373
DSC01375
Hora do chamêgo!!!
DSC01381
DSC01356
Em alguns dias peguei o turno do nascer do sol e o Choppinho que sempre faz companhia pra quem está no turno, assitiu comigo esse espetáculo.
DSC01361
Acho que ele também está gostando de ver o Sol nascer… kkkk.
DSC01338
Nos aproximando de Abrolhos, começamos a avistar as gigantes do mar. As baleias com seus filhotes, nos proporcinaram belos momentos durante a navegada. Dizem que é bom colocar um sino no veleiro pra seguir tocando durante a noite, se estamos velejando, para acordar as baleias que dormem na superfície… e assim evitar acidentes.
DSC01348
Verdade ou não, o Fer sempre coloca, desta vez amarrou na genoa, mas depois pensando melhor… poderia enroscar no momento de um bordo… resolveu instalar o sino na proa.
DSC01421
Registros das bailarinas do mar são sempre difíceis de ser muito bons, ao menos pra mim, que fico um tempão esperando alguma aparecer mais próxima do Andante.
DSC01422
E aí está uma delas, se aproximou bastante, mas não fez muita festa, o que pode ser muito bom… kkk, afinal assim tão perto, é bom que fiquem na delas mesmo… kkkk.
DSC01425
Olha aí que pertinho do barco.
DSC01433_A
As mais exibidas estavam distantes do barco e davam altos saltos lançando aqueles corpos gigantes inteiros para fora da água… demais! Haviam muitas delas, ao olhar para o horizonte, podiamos avistar muitos chafarizes, caudas, dorsos… um espetáculo! Gostaria de ter conseguido um registro mais significativo, mas… com o barco balançando e o zoom no último, não fui capaz! Fica pra próxima! Próxima baleia! kkkkk.
DSC01387
Gente, depois de mais de 100 horas de navegada, avistamos na costa, a Praia de Taipu de Fora… ai que delícia de lugar!
DSC01448
… e mais a frente a Ponta do Mutá (na foto acima) e isso já indicava a entrada para a linda e calma Baía de Camamu. Foram 610mn em 106 horas e meia nos ultimos dias, o vento miou e tivemos que motorar, mas ta valendo.
DSC01449
A viagem foi ótima! Estamos felizes por já estar na Bahia. Beijocas carinhosas dos Andantes à todos!

Um comentário:

Marcelo Gilberto disse...

Ótima narrativa, lindas fotos...
Mais uma vez obrigado por compartilhar com os amigos estes momentos maravilhosos.
Estamos te aguardando em Natal...

Marcelo