Foto: Thierry Dapot

domingo, 10 de fevereiro de 2013

TRAVESSIA NATAL–SALVADOR

Pouco antes de partimos de Natal, uma surpresa, chega no Iate Clube, o Veleiro Cascalho, que saiu de Roma para o Brasil… já nos conhecíamos pela internet, mas nunca havíamos estados juntos antes…

- Puxa, mas chegaram logo no dia que vamos partir… sem problemas disseram Luis e Mauriane, partiremos com vocês… e foi assim, uma maravilhosa surpresa.

Na hora da despedida… o carinho de D. Izolda e Seu Eilson… sentiremos saudades.

Partimos de Natal às 19h do dia 19/12/12, como nossa primeira idéia era parar em Cabedelo, queríamos chegar pela manhã.

Em nossa esteira vinha o Veleiro Cascalho, com Luis e Mauriane, nossos companheiros nesse trecho.

A velejada estava tão boa, que resolvemos não interrompê-la com a parada em Cabedelo… chamamos nossos amigos no rádio e comunicamos a decisão de seguir direto pra Salvador… eles toparam, então fomos juntos.

Delicosa velejada, ventos moderados e o Andante cortando as águas do nosso Atlântico “Sul”… como é bom velejar em casa.

Eu e o Fer estamos curtindo o sol, clima quente… e perdendo o branco que a Europa deixou em nossa pele… rsrsrsrsrs.

Momentos que ficarão pra toda a vida!

O Andante fica mais bonito iluminado pelo pôr-do-sol.

Cada pôr e nascer do Sol é único, nunca a paisagem se repete e todos são “imperdíveis”… adoooooro!

Dias lindos… céu azul, mar azul, bons ventos… o que mais é que a gente vai querer? Uma cervejinha gelada talvez… rsrsrsrs.

E o Cascalho desliza bonito nesse marzão, esse também veio de longe… caraca, saíram de Roma, é mole?

Aí está… mais um casal doidinho e feliz!

Estamos nos aproximando da capital soteropolitana…

Salvador na proa do Andante, a terra do Acarajé, do Olodum, do Carnaval, da saudosa Dona Canô…

Farol da Barra.

Já atracados no Terminal Nautico da Bahia, em frente ao Elevador Lacerda, cartão postal da cidade.

coco

Foram 531 milhas cumpridas em 93 horas, dessas apenas 2 horas foram no motor, para a aproximação e entrada na Baía de Todos os Santos… um espetáculo de velejada.

Mauriane, Luis, Fer e eu comemorando… tomando uma cervejinha e comendo uma agulhinha frita no Mercado Modelo… delícia!

Natal a bordo… em Salvador! Delícia!

Recebemos a visita do meu primo Toninho, que mora em Recife, mas estava a passeio por aqui… muito bom reencotrá-lo.

Com os amigos no cockpit do Cascalho, para a despedida, já que eles partiram na manhã seguinte rumo a Vitória, a viagem deles ainda é longa, até a Praia do Cascalho em Sta Catarina e eles estão ansiosos pelo reencontro com a família. Detalhe – na mesa, um panetone com cobertura de brigadeiro – que pecado!

Ainda encontramos no TENAB, os amigos Vani e Janjão, bela surpresa… e claro, saímos pra bebemorar!

Aêêê Janjão, foi ele quem soltou nossas amarras na partida de Paraty-RJ em Agosto de 2011… foi uma honra e deu a maior sorte!!!… Ah… ele tem que estar lá pra nos amarrar de volta… rsrsrsrsrs.

Belo entardecer em águas da Baía de Todos os Santos!