Foto: Thierry Dapot

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

CABO VERDE, UM PEDACINHO DA ÁFRICA

 

Saímos de Tenerife, no dia 20/11 às 15h, serão 848 milhas até Cabo Verde, que pretendemos fazer em 7 dias. As Ilhas Canárias vão ficando pra trás…

DSC04380

Já na saída, comecei a marear, mesmo tomando o Meclin… putz, que inferno, isso não melhora nunca… bem, passei ainda uns 3 dias mareando e com todos aqueles sintomas idiotas, aqueles questionamentos bestas, fora dores de cabeça, falta de fome (isso até pode ser positivo… rsrs) mal estar… Credo!!! Depois passa, mas tem que ter paciência… coitado do Comandante.

DSC04394

O vento de popa entre 10 e 15 nós impulsionava o Andante, fazendo-o manter uma velocidade de 6,5 nós… é bonito ver o barco deslizar assim nesse mar azul… dá um orgulho! Esse é o nosso bravo Andante!

DSC04424

Comidinhas a bordo… o Fer fez Bacalhau com azeite e alho e batatas cozidas.

DSC04429

Entardecer agradável no mar… a temperatura já é muito boa e podemos tranquilamente curtir o final de tarde no cockpit tomando um vinho e jogando conversa fora.

DSC04433

O Fer colocou de novo a isca na água… ouvimos o sino (um alarme improvisado amarrado a uma linha) corremos pra fora, podíamos ver um peixe muito grande tentando fisgar a nossa isca, eu apavorada achando que poderia ser um golfinho e é claro… não queria fisgar um bicho tão lindo daquele. Quando por fim conseguimos identificar o grandão… era um Tubarão… ahahahah, pra quem não pegou nada até agora, imagina pergar um Tubarão… mas ele desistiu… eheheheheh.

DSC04435

A última bandeira a ser hasteada fora do nosso Brasil! Ai vai a bandeira de Cabo Verde.

DSC04438

Chegada agradável, bom tempo, sol, céu azul… delicia!

DSC04441

Nós com esse Branco Europa tingindo nossa pela… chegou a  hora de pegar um bronze… rsrsrsrs.

DSC04445

Ilha de São Vicente na proa do Andante, nosso destino aqui é Mindelo.

DSC04454

Cabo Verde, oficialmente República de Cabo Verde, é constituído por 10 ilhas de origem vulcânica. Está localizado no Oceano Atlântico a 640 km a Oeste de Dakar, no Senegal.

DSC04459

Foi colônia de Portugal desde o século XV até sua independência em 1975. Ehehehehehe… olha a gente aí, chegando pela primeira vez em um país africano.

DSC04461

DSC04465

Pronto… já atracados na Marina de Mindelo, muito simpática e com boa estrutura, fomos muito bem recebidos, pessoas acolhedoras e com sorriso no rosto.

DSC04473

Nosso trajeto de 848 milhas foi concluido em 6 dias, dentro desses dias foram 36,5 horas motorando e mais 108 horas velejando… muito bom!

DSC04480

E é claro… como não poderia faltar… a comemoração! Uma cervejinha gelada!

DSC04479

Esse é o Clube Nautico de Mindelo, onde a comunidade de velejadores se reune.

DSC04493

DSC04491

Esse clima quente pede uma geladinha a todo momento… rsrsrsrs.

DSC04492

Gostamos muito de Cabo Verde… apesar de ser uma país pobre, tem pessoas muito acolhedoras, simpáticas, prestativas e sempre com um sorriso largo no rosto.

DSC04503

Fora o clima quente e a língua portuguesa… aliás, aqui todos falam o português, inglês, francês… alguns falam o alemão e claro, o dialeto deles, o Crioulo, que é bonito de ver e ouvir… funciona quase como um código, como é um dialeto, só eles sabem e podem falar entre eles sem que ninguém entenda… muito legal! Adorei!

DSC04484

Aqui está o Mercado Municipal de Mindelo, como vocês podem ver muito mais simples e humilde do que os mercados dos outros lugares que passamos.

DSC04487

As pessoas tentando vender seus produtos, mas já não tem aquela qualidade que vimos nos outros lugares, mesmo assim comprei uns tomates e bananas…

DSC04590

Aqui… o Mercado de Peixe.

DSC04539

… os peixes tem muito boa aparência, são frescos e sadios, mas o lugar não tem muita higiênie, cães doentes, visivelmente com coceiras, sarnas…disputam restos de peixe e perambulam por todo o espaço, tem restos de peixes e sujeiras por todo o mercado, talvez por isso tenham um índice de mortalidade infantil significativo e uma expectativa de vida baixa.

DSC04582

Esse é o Búzio, essa carne de aspecto estranho fica dentro de uma concha bem grande e bonita… no Caribe e nos EUA é chamado de Conch.

DSC04581

Pelas ruas de Mindelo… É caminhando pelos lugares que podemos sentir um pouco da sua cultura, de como as pessoas vivem e como percebem facilmente que eu, por exemplo, não sou dali, não faço parte daquele mundo deles… é incrivel, uma sensação diferente quando o gringo é você… sei lá, viajei… rsrsrsrs.

DSC04540

Gosto de ver as pessoas se movimentando e vivendo o seu dia a dia, simples e rotineiro, aquela rotina da qual fugimos…

DSC04546

O que será que sde passa na cabeça dessa mulher?

DSC04547

E dessa? Imagino que todos os dias ela pega sua bacia com bananas pra fazer um dinheiro… quais são seus sonhos?

DSC04548

DSC04552

Dessa maneira, muitas outras pessoas fazem o mesmo pelas ruas de Mindelo… espalhadas por todos os lados em busca de algo.

DSC04557

DSC04561

DSC04560

Não resisti… e comprei algumas cestas feitas por esse povo gente boa, simpático e humilde de Cabo Verde.

DSC04593

Pra nos surpreender, aqui em Mindelo, encontramos vários lugares muito agradáveis pra se tomar uma cerveja e comer uma boa comida… esse minúsculo bar fica em uma praça e é muito acolhedor, sentar em uma mesinha destas e receber o ar fresco da noite… tomando uma geladinha é muito bom!

DSC04506

Já aqui uma pizzaria e bar… lugar bem decorado, ambiente agradável, iluminação bem cuidada… impecável.

DSC04530

Fomos com os amigos que fizemos aqui Mindelo, na marina, eles estão levando uma barco para o Brasil, são portugueses, Pedro e Nuno, muito boa gente!

DSC04576

Hummmm… a pizza deliciosa, massa fina e recheio na medida.

DSC04532

E aqui… Buzio Guisado, aquele daquela foto no Mercado de Peixe, com aparência estranha… hummm, é muito bom! Delicia! Muito legal conhecer novos sabores!

DSC04574

Em frente a Marina de Mindelo.

DSC04612

Cabo Verde, foi uma parada que superou nossas expectativas, adoramos o lugar e as pessoas daqui, gente humilde, receptiva, sorridente. Valeu a pena a parada.

…um pedacinho da África no Oceano.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá! Fiz uma pequena visita pelo vosso blogue e, como cabo-verdiano, gostei imenso das vossas fotos e texto descritivo sobre a viagem que vocês fizeram a Cabo Verde, mais precisamente à ilha de São Vicente.

Estou de acordo com grande parte daquilo que dizem sobre as condições de vida que por lá existem, mas há uma pequena parte ["(...)talvez por isso tenham um índice de mortalidade infantil significativo e uma expectativa de vida baixa(...)"] aonde eu gostaria de fazer uma pequena rectificação. Muito embora Cabo Verde seja um país com poucos recursos naturais, ele é um grande exemplo no que toca aos principais indicadores do desenvolvimento no contexto africano. A nossa taxa de mortalidade infantil continua a ser elevada, mas não se trata de um valor tão significativo com vocês afirmaram no vosso texto. De acordo com a UNICEF, em 2012 a taxa de mortalidade infantil em Cabo verde era de 26.02 por cada 1000 nascimentos e no Brasil de 20.05. Relativamente à Esperança Média de Vida, segundo o Banco Mundial, actualmente Cabo Verde tem uma esperança média de vida ligeiramente superior ao Brasil (73.92 vs. 73.44).

Um grande abraço