Você verá que a emoção começa agora...
Agora é brincar de viver!
(Guilherme Arantes)





sexta-feira, 9 de novembro de 2012

TRAVESSIA LISBOA–MADEIRA

 

No dia de partirmos, 04/11 (Domingo), ainda tinhamos que fazer a nossa saída no SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras), já haviamos ido até lá (é ali mesmo, no porto, mas é uma boa caminhada) durante a semana pra saber se funcionava aos Domingos e se era necessário fazer a saida já que íamos para a Madeira, que faz parte de Portugal… Bem, o policial nos disse que teriamos que fazer a saida sim, que teria que ser no mesmo dia da nossa partida e que funciona normalmente todos os dias da semana, ok então… vamos lá!

DSC03567

No caminho, encontramos o primo Antônio que veio se despedir de nós e acabou nos levando até o SEF… ehehehehe… “boléia”, ou pra nós brasileiros “carona”.

DSC03570

Pra nossa surpresa, disseram-nos que não precisávamos fazer a saída, pois Madeira faz parte de Portugal… Ahhhh tááááá… e nós fomos até lá antes pra perguntar o quê??? Bem, mas já que estávamos lá… o cara então decidiu tirar cópias dos nossos passaportes pra arquivar. Nossa! Quando se trata desses assuntos de entradas e saídas, principalmente da “confusa” União Européia é dificil chegarem num acordo… nós queremos fazer tudo direitinho e ficamos que nem baratas tontas a andar de um lado para outro… mas tá feito… então vamos lá!

DSC03571

O Antônio nos acompanhou até o último momento…

DSC03573

… e nos deu a “honra” de soltar as amarras do Andante para darmos início a nossa viagem de volta ao Brasil. Isso só poderá nos dar sorte… muita sorte! Valeu primo Antônio! Até um dia… e que seja breve!

DSC03574

Pronto! Amarras soltas, vamos deixar mais um porto… levaremos ótimas lembranças! Pra esse momento o Fer vestiu mais uma vez a camiseta do pai, o Seu Zé.

DSC03575

Ainda paramos na Doca de Belém para abastecer o Andante de diesel.

DSC03580

Vamos deixando pra traz, a Ponte 25 de Abril, o Padrão do Descobrimento e a Torre de Belém… que por muito tempo foi cenário do nosso cotidiano.

DSC03582

E lá… bem pra frente, na Marina de Oeiras, estavam eles, incansáveis nos acenos que nos emocionaram…

DSC03584

João, Zé Carlos, Francisco, Zé Mendes, Sandra, Conceição e a Margarida por entre as pernas…

DSC03588

Entre buzinas, acenos e gritos de adeus… ficamos eu e Fer, enrolados nas bandeiras do Brasil e de Portugal a ver a imagem deles ficando cada vez menor até desaparecer por completo… um vazio…

DSC03587

Mas o show tem que continuar… por isso seguimos nosso caminho e Lisboa também vai sumindo no horizonte.

DSC03590

Algumas horas depois um vento forte nos pegou de surpresa, não estava previsto, baixamos a vela grande que já estava no primeiro para o segundo rizo… e mais tarde (no outro dia) vimos que esta manobra danificou a costura do punho do rizo, o Fer tentou costurar, mas as agulhas não resistiram… conclusão, agora só podemos usar a vela inteira ou no primeiro rizo.

DSC03594

Golfinhos nos acompanharam… e eu e o Fer parecíamos duas crianças a gritar e fazer barulho pra chamá-los… eles estavam com a corda toda, pulavam e trançavam na proa do Andante…

DSC03600

Um maravilhoso entardecer no mar com a companhia encantadora desses animais pra lá de especiais…

DSC03615

Na última madrugada passou por nós o gigante dos mares, o transatlântico “Queen Mary 2”, um dos maiores navios de passageiros do mundo, na verdade ele foi o maior até 2009 e a partir dai perdeu o posto para outro gigante, o “Oasis of the Seas”… mas contudo, é muito imponente e belo, navegando a noite com todas as suas luzes acesas… uma bela visão e passou a meia milha de nós e mudou sua rota para dar preferência ao Andante, é mole? Na foto: aquelas luzes lá atraz são do Queen Mary.

DSC03621

No dia da chegada, um lindo nascer do Sol…

DSC03632

Percorremos 516 milhas em 95 horas, dessas, 8 horas foram no motor e o restante velejando… Ventos entre 10 e 25 nós, predominantes de NE e mudando para NO na última madrugada… esse foi resumo técnico da velejada. Fiquei um pouco indisposta pra variar, mesmo tomando Meclin, mas acho que sem ele seria pior, isso também serviu pra eu perder um pouco de peso e não voltar rolando para o Brasil… rsrsrsrs. Até o Comandante se sentiu indisposto, acho que ficamos muito tempo em terra… mas sobrevivemos, rsrsrsrs.

DSC03642

Na proa do Andante… a Ilha da Madeira… liiiinda!

DSC03646

É tão bom quando avistamos nosso objetivo, uma sensação única!

DSC03653

Optamos por ficar na Marina Quinta do Lorde, aconselhados pelo Hugo, do Veleiro Maruja, que passou por aqui a pouco tempo, Funchal está sempre congestionada de barcos e aqui parece ser mais tranquilo.

DSC03654

A recepção na marina foi especial, Orlando nos ajudou a atracar e no escritório fomos atendidos pela Cátia, com uma simpátia tamanha, nos fez sentir acolhidos… ahhhh se todos fossem assim, o mundo seria perfeito.

DSC03658

A Marina Quinta do Lorde é muito organizada, possui banheiros lindos, com duchas espaçosas, lavanderia, com máquinas de lavar, secar e local pra passar roupas, tudo self-service, dispõem de um serviço muito interessante, uma van ou carrinha como chamam aqui em Portugal, para nos levar ao mercado mais próximo gratuitamente, por duas vezes ao dia… um espetáculo, tem bar e restaurante também, muito importante, claro! Amamos o lugar! Valeu Hugo!

DSC03660

Claro que na nossa chegada, uma cervejinha pra comemorar!

DSC03655

Agora a nossa difícil tarefa é explorar essa ilha maravilhosa, vamos lá!!! Depois contamos tudinho! Fiquem com um video que preparei para que tenham uma idéia mais clara da nossa travessia.

9 comentários:

Mario Bocamarela disse...

Muito legal! Eu e minha esposa estamos a assistir o video e ficamos inaginando... Quem, sabe, um dia.. Voces estão fazendo historia.(e diferenca!)
Obrigado por dividir tudo isso!
Nario Bocamarela e Iara.



vani lamberti disse...

Nossa!!!!!fiquei emocionada com o video, vendo eles esperando vcs passarem para fazer xau, que lindos!!!!Não foi nenhum um mico, vc cantar, achei muito legal, enfim adorei tudo, bons ventos os tragam de volta, estamos aguardando ansiosamente!!!!Bjs, fique com Deus.

Eduardo disse...

Olá Andantes,
mais uma excelente postagem, belas fotos juntamente com um vídeo revelando a "surpresa" de passar em Natal-RN, assim, irei conhecê-los pessoalmente, irei falar com Lúcia para prepararmos aquele churrasco e um karaokê para Paula cantar...rsrsrsrs.
Felicidade e bons ventos.
Eduardo Aroldo.

Gisele Aiello disse...

ótima travessia andantes!!!!!
esperamos vcs em Paraty ...ano que vem neh...mas avisem ..prum churras de chegada...bons ventos
bjos
Gi

Mauriane e Luiz disse...

Ola casal do andandte. Estamos em Minorca esperando melhoria do tempo. Quem sabe nos encontramos mais a frente.
Abraços
Mauriane e Luiz

Cris Tina disse...

Ola casal, excelente blog e posts que venho acompanhando. Estou no catamaran Onda Boa em Natal esperando pra sair pro Caribe, junto com muitos outros veleiros. E no Iate Clube do Natal, lugar onde eu mais vi festa ate agora nesta costa brasileira, hehehe, a Lucia ja me falou que voces estao chegando. Espero conhece-los. Grande abraço e bom retorno!! Cristina.

LILO disse...

Adorei o video !!!!! Familia é isso mesmo...UNIÃO !!!!!!! Gostei da música, aposto que foi o Fernando que escolheu ...rsrsrsrsrsr

Abraços e boa sorte

Lilo

Gisele Aiello disse...

Oi Paula !!!!
Vcs chegaram a experimentar a Cataplana...nome da panela de cobre e do prato feito com coisas do mar?
Cataplana de marisco...de frutos do mar...tem esse prato na madeira?
pergunta pro lombriguento do capitão se ele comeu...ou comprou uma panela dessas...tô curiosa...bjos
Gi

Cesar e Glaucia disse...

Eita Moçada!!!
Tirei o atraso do blog...rsrs.
Como no post da partida de vcs de Paraty, esta partida para o retorno também nos levou as lágrimas, somente por imaginar a emoção e o simbolismo que é soltar as amarras para uma nova grande aventura.
Estamos na espera pela retorno aos Mares de Paraty.

Grande Feito.

Bjus