Foto: Thierry Dapot

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

PELA EUROPA…

Depois de chegarmos à Lisboa em 19 de Junho de 2012, iniciamos nossa viagem de mochila pela Europa, o Andante ficou descansando na Doca de Alcântara (Lisboa). Foram 86 dias, nesse período, percorremos 13 países e 1 principado, englobando 34 cidades… abaixo seguem fotos de alguns locais e momentos dessa aventura.

Percorremos a Europa na maior parte de trem, mas também usamos avião e ônibus.

Na foto abaixo, Lisboa, em frente ao Padrão do Descobrimento, há um mapa mundi com indicações das descobertas portuguesas… já eu e o Fernando apontamos no mapa o lugar de onde partimos, Paraty-RJ e onde nos encontramos hoje, Lisboa.

Cascais… praia linda, mas com uma água friiiia.

Sintra… no Palácio da Pena, retiro dos últimos reis de Portugal.

Caniçal Fundeiro, a aldeia onde o pai do Fer, o Seu Zé, nasceu… aqui visitamos a família e farei uma postagem mais tarde, pra contar as particularidades e os encantos desse lugar, onde se produz o próprio vinho, o azeite, as hortaliças e se leva uma vida simples e muito rica em suas tradições ao mesmo tempo.

Ainda em Portugal, Fátima…

Ponte de Lima, uma cidade medieval por onde passa o Caminho de Santiago…

Ponte de Lima, norte de Portugal e terra do vinho verde, aqueles que tingem as nossas bocas e dentes, são tomados em tijelas e tem sabor e aroma únicos. Por aqui há muitas tascas onde toma esse vinho maravilhoso.

Porto, cidade charmosa e encantadora, terra do vinho do porto, delicioso… hummmm!

Visitamos a cave do nosso já conhecido Vinho Porto Ferreira e depois de saber de sua história, fomos à degustação, melhor parte… ehehehehe! Até minha mãe tomou e aprovou! Delicioso!

Do Porto, partimos de avião para Roma, na Itália, acompanhados da minha mãe Vani, minha sogra Cinira e a Tia Jacira. Na foto, eu e o Fer no Coliseu… simplesmente magnifico!

Fomos de trem pra Milão, na foto Duomo, a maior igreja em estilo gótico da Europa, sua imponência e beleza impressionam.

Também de trem, fomos pra Veneza, a mais romântica das cidades italianas… fantástica!

Na França… Paris, a Cidade Luz. Na foto, a Pirâmide na entrada do Museu do Louvre.

… e claro, a Torre Eifel, dentre muitos outros lugares lindos.

Na Inglaterra, Londres… uma viagem na história do velho mundo. Abaixo na Abbey Road, onde foi feita a famosa foto dos Beatles. Emocionante!

A famosa Ponte de Londres, decorada para as Olimpíadas.

Ah… Irlanda, que lugar! Em Dublin, pudemos sentir o que é ser irlandês, um povo que se difere claramente do restante da europa na maneira de ser e de se comportarem, eles festejam a vida tomando Guinness e cantando nos melhores pubs da europa… espetacular! Já diz o Fernando – Se eu não fosse brasileiro, gostaria de ser irlandês! - Uma de nossas paradas preferidas, certamente!!! Pra contar tudo terei que fazer várias postagens só sobre a Irlanda… me aguardem!

Bélgica, Bruxelas… na foto, a Grand Place, na minha opinião a praça mais bela da europa.

Ainda na Bélgica, Brugges… uma bela cidade cortada por canais assim como Veneza, vale a pena conhecer, muito bonita!

Na Holanda, estivemos em Amsterdã, cidade lindíssima e acolhedora, também cortada por canais o que lhe empresta um charme todo especial.  Os holandeses sempre foram defensores da liberdade e portanto trazem em sua história uma tolerância ímpar com as minorias. Os judeus por exemplo, foram acolhidos durante séculos e hoje a tolerância estende-se também aos homossexuais e refugiados políticos. Além de disso, o respeito aos direitos individuais deram origem as leis liberais sobre a prostituição e drogas… realmente uma experiência valiosa passar por esse lugar e descobrir outra forma de olhar pra tudo isso.

Na Alemanha, Berlim… realmente uma surpresa. Adoramos a cidade e além de tudo aprendemos muito sobre as histórias da 2a Guerra Mundial, sobre o Muro de Berlim, vimos as cicatrizes da cidade dividida durante a Guerra Fria…assuntos que gostamos e que nos trouxeram muitos questionamentos sobre o ser humano. Na foto, eu e o Fer separados pelo Muro de Berlim.

Na República Tcheca, Praga, uma das mais belas capitais da europa… lindíssima!

Na Polônia, a Cracóvia, terra do Papa João Paulo II, nos reservou várias surpresas também… a cidade é muito bonita e seu povo muito acolhedor.

O motivo da ida à Cracóvia foi visitarmos os campos de concentração de Aushwitz… Na foto, o portão de entrada do campo com a inscrição “O trabalho liberta”… uma mentira.

e Birkenau… experiência muito intensa, que também merece postagens distintas. Na foto, o Portão do Inferno.

Na Austria, belas paisagens já pudemos avistar durante a viagem de trem rumo a Salzburg.

Em Salzburg, um mergulho na arte da música já que nos encontrávamos na cidade natal de Mozart.

E pra quem gosta de filmes musicais, como eu, aqui também é terra de Maria e do Capitão Von Trapp, do filme A Noviça Rebelde, história real que se passou em Salzburg. Em um passeio organizado visitamos todas as locações do filme ao som de “Sound of Music”, para o desespero do Fernando… mas eu definitivamente ameeeei! Rsrsrsrsrs.

Na Bavária, sul da Alemanha, em Berchtesgaden, visitamos o Ninho da Águia, casa na montanha, onde Hitler recebia chefes de estado, um lugar maravilhoso que só não foi destruido após a 2a Guerra Mundial por conta da sua estoteante beleza. Tem muita história esse lugar… um monstro como Hitler, literamente não merecia essa vista.

Na Suiça, estivemos em Zermatt, o lugar é maravilhoso, com uma paisagem totalmente diferente de tudo vimos e hipnotizante, os alpes, com seus picos nevados mesmo no verão tem uma vista de tirar o fôlego… lá esquiamos, passeamos na neve e nos divertimos muito.

No sul da França, passamos pelo Principado de Mônaco, na verdade o lugar que menos nos empolgou, acredito que se tivéssemos vindo de barco certamente teríamos tido outra impressão.

Certamente o que mais gostamos em Mônaco foi conhecer e percorrer a pé o circuito do Grande Prêmio de Fórmula 1, no qual o nosso querido Ayrton Senna foi maior campeão e até os dias de hoje ninguém o superou.

Côte d’Azur, em Nice, a 2a maior cidade da França, conhecemos uma praia do Mar Mediterrâneo, com águas incrivelmente azuis e mais geladas do que as cervejas que eles servem lá. Que saudade das praias de águas mornas no Brasil!!!

Na Espanha, primeira parada, Barcelona, Catalunia, um país dentro de outro, a região da Catalunia, possui costumes e até lingua diferentes do restante do país.

Aqui em Barcelona, tivemos nosso primeiro contato com as famosas tapas, de diversos tipos e sabores… um brinde aos sentidos.

Madri… capital da Espanha, linda cidade.

Visitamos o estádio Santiago Bernabeu, sede do Real Madri… um belo passeio.

Ainda na Espanha, Sevilha… essa cidade nos conquistou, seu centro histórico com ruas estreitas onde o melhor é se peder mesmo em meio há vários bares de tapas ao som de boa música flamenca.

Esta é a capela que fica dentro da Catedral de Sevilha, onde os 18 sobreviventes da Primeira Volta ao Mundo, comandada por Fernão de Magalhães, retornaram após de 3 anos da partida para agradecerem por terem sobrevivido à expedição onde tantos homens perderam suas vidas.

No caminho de volta à Lisboa, de ônibus.

Na rodoviária de Lisboa, com bagagens que se duplicaram no decorrer da viagem e ansiosos para o reencontro com o Andante.

Ehehehehehe! Depois de 86 dias…

… reeencontro emocionado, mais uma etapa do nosso projeto cumprida, estamos felizes, muito felizes, realizados por termos feito todo o percurso desejado e chego sãos e salvos à nossa casinha flutuante.

Sei que fiquei em falta com o blog durante os meses que se deram a nossa viagem pela europa, mas prometo fazer postagens mais detalhadas sobre os lugares que passamos. A partir de agora começaremos os preparativos para o retorno e materei o blog atualizado. Não deixem de nos acompanhar… Saudades imensas de todos!