Foto: Thierry Dapot

quinta-feira, 3 de maio de 2012

NEW YORK… IRRESISTIVEL!

No outro dia acordamos bem cedo e saimos mais uma vez caminhando pela encantadora metrópole. Bem perto do hotel, estava a Rua 46, a Little Brazil, uma homenagem e um local de encontros da comunidade brasileira aqui em NY. O Brazilian Day, promovido pela Rede Globo de Televisão acontece aqui, nessa rua.

Ainda caminhando fomos até a Grand Central Station (a gente camelou pra caraca…rsrs) uma belissima construção, aqui tudo é grandioso, só pra vocês terem uma idéia, esse (foto abaixo) é o salão principal e tem 83m de comprimento por 36,5m de largura e o teto está a 38m do chão, e o chão é todinho de mármore! É grande ou não é?

Aqui funciona um terminal de ônibus que seguem para várias cidades dos EUA e também do metrô de NY, tem muitas lojas, lanchonetes, cafés e mercados. Muita gente passa por aqui, à trabalho, viajando ou passeando como nós. A Grand Central Station já serviu de cenário para filmes como: O Poderoso Chefão, o primeiro Superman com Christopher Reeve, Teoria da Conspiração, O Colecionador de Ossos, Homens de Preto 1 e 2, Principe das Marés e a animação Madagascar.

Pegamos o metrô até o World Trade Center, fomos conhecer o Memorial de 11/09. Chegando lá já nos deparamos com esse prédio de arquitetura curiosa.

Esse é o lugar onde tudo aconteceu no fatídico 11/09/2001, imagino como ficaram essas ruas após o ataque a primeira torre e depois, e depois… um verdadeiro inferno, uma cena de filme, que nunca, nem nós que estávamos há muitos quilometros de distância e muito menos quem estava “aqui” podiam acreditar no que estavam presenciando, era surreal e indiscutívelmente real ao mesmo tempo. Estar nesse local, nos faz reviver cada momento daquele dia de guerra, afinal de certa forma, fomos testemunhas de um momento marcante e triste da história mundial.

Muita gente visita o local que foi palco da maior demonstração de irracionalidade humana (depois do holocausto) de que tenho conhecimento, um exemplo de como a busca do poder pode corromper o ser humano. Quase 3.000 pessoas inocentes morreram nesse episódio, mas acredito que isso precisa sim, ser lembrado sempre, pra que nunca mais volte a acontecer.

No lugar onde existiam as torres, foram construídas 2 piscinas gigantescas que deixam a impressão de um enorme vazio, que foi o que restou… uma imensidão vazia. Ai findaram histórias de vida, sonhos… um ponto final num lugar inesperado. Ao redor das piscinas, uma borda de pedra polida homenageia cada vitima do atentado com a inscrição de seus nomes em baixo relevo.

É tocante e triste, porque ao mesmo tempo que muitos turistas estão por lá, hora vemos pessoas quietas e com os olhos cheios de lágrimas e imagino que possam ter perdido alguém querido neste ato de terrorismo, afinal o Memorial virou um túmulo coletivo das vítimas, pois certamente não foi possivel encontrar e identificar quase 3000 vitimas fatais.

O vazio…

No lugar de 2 torres, agora estão sendo construídas 7, das quais, uma delas (a que está na foto abaixo) será mais alta que as torre gêmeas.

Um amostra de como ficaram as ferragens do World Trade Center.

Objetos pessoais encontrados em meio aos escombros.

E um simbolo heróico de quase 400 bombeiros que perderam suas vidas tentando salvar outras.

Chega de tristeza…

Andamos mais e … Pier 17 à vista! Aqui estão atracadas várias embarcações antigas… são lindas… e é possivel avistar os arranha-céus de Donwtonw e a famosa Ponte do Brooklyn.

Esse lugar fica bem ao sul de Manhatan e é daqui que saem os famosos passeios de barco que dão a volta na Estátua da Liberdade.

Bem, já era meio dia, hora de tomar uma… rsrsrsrs. Escolhemos o Restaurante Cabana Nuevo Latino, que possui um deck e como estava friozinho o melhor era pegar uma mesa no sol.

Só queríamos dar uma beliscadinha e no cardápio havia uma porção assim – “ Frituras de Camarones” – logo imaginamos – Camarões fritos! Uhuuu! É esse mesmo! Quando chegou, eram bolinhos de camarões, que para nossa surpresa e alegria, eram divinos e vinham com um molhinho delicioso. O atendimento não é lá aquelas coisas, mas a vista e uma paradinha pra ticar o lugar valeu!

De lá da varanda do Pier 17, avistávamos o outro pier, onde pousavam e decolavam helicópteros que faziam vôos panomâmicos sobre Manhatan… ai meu Deus? Já pensou sobrevoar NY? Perguntamos à nós mesmos… De ve ser demais! Vamos até lá ver? E lá fomos nós…

E aí estamos, não resistimos… Ficamos eufóricos e felizes com a nossa decisão, afinal além de achar que o passeio deveria ser maravilhoso, nunca tinhamos voado de helicóptero.

E realmente foi inesquecível e sem dúvida o ponto alto (alto mesmo… rsrs) da nossa viagem à NY. O Vôo teve duração de 15min, que passaram como um raio, mas foi demaaais! Ver Manhatan por esse ângulo é fantástico.

Felizes da vida, com a nossa escolha acertada… rsrsrsrs. Valeu à pena! Nós “suuuper” recomendamos esse passeio!

E voltamos à caminhar, com as pernas bambas de emoção por ter voado. Agora nosso objetivo era atravessar a Ponte do Brooklyn à pé (é a gente tá afim de caminhar mesmo.. rsrs), mas no caminho encontramos esse simpático bar, o Jeremy’s e como precisávamos molhar nossas gargantas secas de emoção, paramos… claro.

O bar é muito legal, a decoração é composta por forros todos escritos pelos clientes e sutiãs pendurados por todas as partes, a maioria assinados e com dedicatória. Na parede havia alguns quadros com fotos de despedidas de solteiro de mulheres… dá pra imaginar a festa, né!

Depois de molhar o bico… direto para ponte. E aí estamos nós, prontos pra andar de novo… rsrsrs, mas a caminhada ao longo da ponte é tão prazeirosa que nem percebemos o tempo passar, quando vimos já estávamos no Brooklyn.

Essa é uma das mais antigas pontes em suspensão dos EUA, tem extensão de 1854m e liga Manhatan ao Brooklyn.

Uma paradinha para admirar a vista e respirar um pouco… rsrsrsrs. Por vários anos, as torres dessa ponte foram as maiores esculturas dos EUA.

Academia? Pra quê? Rsrsrsrsrs.

Lá do Brooklyn temos esta vista privilegiada de Manhatan, vale à pena a caminhada. Você pode atravessar de metrô se preferir, mas vai perder o belo passeio pela ponte.

Quando estive aqui com o Grupo Imagem (Cia de Dança, em 96 e 98), em um passeio que fizemos até o Brooklyn, quando chegamos à esta ponte, paramos e ficamos observando os carros passarem lá embaixo, uma de nós (não me lembro quem foi a primeira) num ato simpático, fez um aceno para os motoristas… pra nossa surpresa, numa resposta rápida o primeiro motorista buzinou e todas nós começamos à acenar e virou uma barulheira de buzinas, fizemos a maior farra e parecia até que éramos famosas, tamanha foi a bagunça… eheheh. Desta vez, tentei novamente, só que eu estava sozinha - vocês acham que o Fer iria topar? Tudo bem, ele ficou de fotógrafo - e não é que deu certo, após o meu primeiro aceno, as buzinas começaram… ai que saudade que me deu, daquela época, das meninas, de dançar e dividir experiências tão valiosas que só a dança pôde me dar, as pessoas que conheci e até hoje são importantes pra mim, confesso que fiquei emocionada com essas lembranças. Eu me lembro de dizer às minhas alunas mais maduras – “Nós não somos melhores que ninguém, mas somos diferentes. A arte nos faz assim… diferentes”. Saudades do Grupo Imagem.

Fiquei muito feliz em poder mostrar ao Fer os lugares que passei em NY, enquanto eu era bailarina e vinha pra cá por conta disso, na verdade, esse é um dos lugares que ele não esteve comigo, pois em muitos outros ele esteve, vivia nas coxias de teatro, a minha espera na porta dos fundos ou nos camarins, foi conhecedor dos bastidores de um espetáculo, por isso me casei com ele… rsrsrs. Continuando… lá no Brooklyn ainda, paramos num barzinho charmoso chamado Armando’s, depois de toda aquela caminhada nós merecíamos uma cervejinha… fala a verdade! Ainda paramos em uma pizzaria, aquelas que vendem aqueles pedaços de pizza gigantes e comemos.

Depois pegamos o metrô pra voltar à Manhatan e tentamos sem sucesso encontrar o McSorley’s Old Ale House, o bar mais antigo de NY. Exaustos, voltamos para o hotel e mais tarde jantamos no restaurante Natsumi, que ficava bem embaixo. No outro dia encontramos o MacSorley’s… rsrsrsrs, conto no próximo post… até!

Curtam o video do vôo de helicóptero!!! Uhuuuuu!