Foto: Thierry Dapot

quarta-feira, 14 de março de 2012

PORTO RICO, UMA BELA SURPRESA!

 

Deixamos as Ilhas Virgens no dia 25 de Fevereiro às 17h, foram 105 milhas que percorremos em 15h30, mais uma navegada tranquila, com vento e mar favoráveis. Pela manhã, já na costa de Porto Rico, mais precisamente na cidade de San Juan, avistamos um belo e imponente forte, a “Fortaleza del Morro”, mencionada ao final do livro Um Brasileiro Velejando as Antilhas.

DSC03042

Aos poucos vão crescendo os edifícios de San Juan e pela tarde cruzamos a cidade velha, com a Fortaleza del Morro, na barra, inconfundível e imponente. Turistas nos abanam lá de cima da amurada enquanto o Plâncton desce veloz nas cavas das ondas e no vento forte da tarde. Me transporto para o lugar deles lá no alto, há muitos anos passados, olhando estas águas fascinantes, jamais sonhando então que um dia saudaria a Fortaleza daqui de baixo, vindo à vela de tão longe.” (Geraldo Tollens Linck)

DSC03047

Aqui em San Juan, terminou a aventura do Plâncton e de seu Comandante nas Antilhas, mas a nossa… continua, chegamos bem cedinho e não haviam turistas na Fortaleza para nos acenar, porém o Andante fez questão de, como o Plâncton, chegar veloz, subindo e descendo as ondas ao sabor do forte vento que soprava naquele momento… pudemos sentir uma energia boa de estar chegando ao importante porto onde Geraldo terminou sua viagem, afinal é muito especial alcançar e desbravar os lugares navegando… e como ele mesmo disse, vindo à vela… de tão longe.

DSC03054

Nossos olhos foram ficando curiosos ao ver esta bela cidade a beira do canal, um certo cuidado e tensão toma conta da gente… não temos carta detalhada do local, mas fomos adentrando bem lentamente para que tivéssemos tempo de visualizar um lugar para ancoragem.

DSC03062

Avistamos o primeiro gigante ancorado no cais do porto de San Juan, é o Carnival Victory.

DSC03063

E um pouco mais adiante passamos por mais outros dois navios de cruzeiro, logo na frente deles ficava o ponto de ancoragem, no final da baía.

DSC03068

Depois de ancorados, descemos o Zé e fomos até o Clube Náutico de San Juan, era Domingo, perguntamos aos funcionários onde ficava a Imigração, eles nos disseram que tinhamos que ligar para que viéssem até nós fazer a entrada, o Fer falou no celular em espanhol com a autoridade portuária… falar em outra lingua no celular, ninguém merece… e depois de fazerem um questinário imenso por telefone, disseram que estavam se deslocando para o Clube Nautico. Tivemos que trazer o barco até uma vaga do clube para que as autoridades pudessem entrar e vistoriá-lo. Um policial fardado chegou em uma viatura e o Fer se dirigiu juntamente com ele ao Andante, muito educado e gentil pediu-nos permissão para entrar e ver nossos documentos e os do barco, depois de preenchermos toda a papelada ele nos explicou que a entrada em Porto Rico (que é território americano) serve também para os EUA, porém não poderemos parar em nenhum outro porto, caso contrário teremos que passar por toda a burocracia novamente. No final, ainda nos deu umas dicas de bares e bons lugares para visitar em San Juan.

DSC03072

Voltamos ao ponto de ancoragem e demoramos um tempão para fundear, a âncora garrou (soltou) por várias vezes, mas depois de incontáveis tentativas… conseguimos! Nesse momento já não tinhamos disposição para sair, fizemos uma comidinha, tomamos aquele banho e dormimos como anjos. No outro dia, fomos conhecer San Juan… a cidade é muito bonita e organizada, repleta de história e monumentos muito bem preservados. Ficamos surpresos com tudo que San Juan tem pra oferecer e por ser um lugar que jamais imaginamos como um destino, hoje já mudamos de idéia.

DSC03098

San Juan é a capital e o município mais populoso de Porto Rico, possui um importante porto e é considerada centro industrial, financeiro, cultural e turistico da ilha. A região metropolitana tem aproximadamente 2.500.000 de habitantes. Porto Rico é território americano e seu chefe de Estado é o Presidente dos EUA, no momento, o Obama, passamos pela calçada dos presidentes…

DSC03084

Uma pose com o Kennedy e com o Obama.

DSC03086

Esse é um Sitio Histórico importantissimo, foi ponto estratégico no Mar do Caribe e suas estruturas defensivas protegeram a cidade de San Juan das inúmeras batalhas que ocorreram na época da colonização do Novo Mundo e deixaram uma rica exibição de arquitetura européia adaptada as baías do continente americano.

DSC03095

Hasteadas as bandeiras dos EUA, de Porto Rico e a antiga bandeira de guerra da Espanha, pais que em 1493 conquistou Porto Rico e posteriormente, cedeu aos EUA, em 1898.

DSC03102

Logo que entramos no forte nos deparamos com essa iguana compondo o cenário.

DSC03100

Lindas paisagens.

DSC03111

O forte foi construido no século XV e suas estruturas foram ampliadas até o século XIX, ele ficou imenso e contorna grande parte da cidade.

DSC03107

Andar por esses túneis nos faz viajar no tempo e nos relatos das batalhas, é genial, um mergulho na História.

DSC03115

DSC03136

Muita munição decora o forte.

DSC03141

Um monge e um policial somavam ao cenário.

DSC03150

E nós desfrutamos da vista, da história, da energia que esse lugar maravilhoso possui… é realmente impressionante o cuidado e senso de preservação do povo daqui, tudo impecavelmente conservado.

DSC03165

A Fortaleza e Sitio Histórico de San Juan, foi tombada pela Unesco e hoje é Patrimônio Histórico Mundial, assim como Macchu Picchu, no Peru e Taj Mahal, na Índia. Show de bola, né!

DSC03174

Depois de caminhar por muitas horas na Fortaleza, fomos conhecer, Viejo San Juan, um bairro charmosíssimo, com suas ruas estreitas, prédios antigos e muito bem preservados também. Nesse lugar desembarcam os cruzeiros e os turistas estão aos montes espalhados pelas ruas.

DSC03182

DSC03220

Artistas locais espalham-se pelas pequenas ruas de Viejo San Juan contribuindo com a trilha sonora para a nossa caminhada e deixando a atmosfera cada vez mais atraente.

DSC03240

Encontramos de tudo por aqui, lojas das marcas famosas, bons restaurantes para todos os gostos, charmosos bares, muitos cafés e um surpreendente sebo, com uma variedade e quantidade gigante de velharias e raridades. O nosso amigo Mauro Campos, o Maurinho (de Bauru), se perderia por pelo menos por uma semana lá dentro… tenho certeza que ele adoraria! Lembramos muito dele nesse lugar…

DSC03186

DSC03317

DSC03192

DSC03197

Mas é claro que o que a gente procurava mesmo era uma cerveja gelada… rsrsrsrsrs, e encontramos… ehehehe!

DSC03195

Não satisfeitos… continuamos a caminhar, pra poder tomar um gole em cada lugar… eta lele!

DSC03218

E assim foi… uma aqui…

DSC03226

… outra aqui…

DSC03241

DSC03251

… e mais outra… rsrsrsrsrs

DSC03254

… e outra e uns peticos pra encerrar… aff!

DSC03261

Ah… entre uma e outra, também fomos ver a Exposição “Body Worlds – Un Viaje Por El Corazon”, na galeria Paseo Portuário, Viejo San Juan. Esta é realmente uma viagem pelo nosso corpo, uma exposição simplesmente fantástica e o mais impressionante é que tudo foi feito com corpos humanos… de verdade…

DSC03213

É tocante ver nosso próprio corpo de uma maneira tão real e desnuda bem à nossa frente, saber que somos aquilo que vemos nesta exposição, conhecermos nossos orgãos, nosso sistema circulátório, nervoso, respiratório, reprodutor… é tudo muito perfeito, somos uma máquina divina, a melhor das criações da natureza, pois ainda habita dentro de nós uma essência, a nossa alma, que na exposição, é indicado o “coração” como sua moradia, é fabuloso! Intrigante é pensar que um dia eles (esses corpos) foram como nós… e nós certamente seremos como eles no futuro, talvez não tão bonitos e preservados… rsrsrsrs.

DSC03215

Condado, lugar de belas praias, grandes hotéis como, Hilton, Sheraton e muitos condominios.

DSC03275

DSC03276

Esse é o lado do Oceano Atlântico, o mar chega à praia com força, as ondas estouram nas pedras… é bonito de ver, mas impõe um certo respeito.

DSC03277

Paradinha básica para molhas as palavras… rsrsrsrs.

DSC03293

Voltamos para a marina só a noite e felizes com a nossa estadia em San Juan, a cidade nos surpreendeu de forma muito agradável, foi uma maravilhosa parada. Mas temos que partir… arrumamos tudo e partimos às 21h rumo à República Dominicana.

DSC03322

Ah… tudo que está nesta postagem aconteceu em 3 dias, ok, acabei não dando a ordem cronológica de tudo que postei… rsrsrsrsrs… Desculpem-me. Até a próxima! Nós recomendamos San Juan, vale à pena conhecer!

8 comentários:

Bepaluhê disse...

Lindas postagens "Andantes"!!
Nesta última vcs se superaram e dá para sentir que o astral esta em alta.
Sigam por aí com esta linda viagem quenós seguimos aqui admirando-os e aprendendo muito com vcs.

Abraços
Paulo
veleiro Bepaluhê

Anônimo disse...

Muito bom!!!!!as fotos as narrações, sem comentários!!!!!, tudo muito bem elaborado, vc leva jeito pra coisa, precisa escrever um livro para continuar a estória de Geraldo tollens linck(do que foi visto por ele até esse ponto), vc contara o que viu e dai pra frente..legal!!!!né? bjs mãe

André Linck disse...

É Paula,mais uma vez fiquei arrepiado.Saudades do "velho"comandante,suas histórias e navegadas.Ele também gostou muito de Porto Rico,descrevia tudo com muito entusiasmo,como voçê ! Obrigado por me trazer ótimas lembranças.Show suas fotos e relatos,continuo na "vigia"!

Abraços!

André Linck.

Gian disse...

Paula, maravilha de postagem de San Juan, Adorei. As fotos e as descrições dos lugares nos dá o privilégio de nos encantar com vocês! Valeu. E continuamos com vocês. Deus te acompanhe e os abençôe cada vez mais!

Augusto disse...

Paula , aí em Porto Rico também tem bauruenses morando, é o Luís Alberto Penna irmão mais novo do Oswaldo Penna Jr, mora por aí ha muitos anos e é o dono do biscoito PRETZEL .... daí de Porto Rico e daqui do Brasil, Chili e outros países também . bjos

LILO disse...

E aí Paulinha e Fernando !!!!!!!
Não vou nem perguntar como estão as coisas, pois pelo jeito estão de vento em popa rsrsrsrsrsrsrsrs
Não encontraram os MENUDOS por aí rsrsrsrsrsrs !!!!!

Abços

Mauricio e Silvia

Murilo Carani Coube disse...

Concordo com a mae. Agora comeca o livro: 2 brasileiros viajando das Antilhas para a Europa e Africa. =)
Esta muito bacana acompanhar voces.
Parabens!!

Airton Junior disse...

O forte é d++!Aquele corredor lembra vários filmes!!