Foto: Thierry Dapot

sábado, 4 de fevereiro de 2012

ST. LUCIA, 1ª PARADA EM SOUFRIERE.

 

No dia 17 de Janeiro, partimos de Wallilabou para Soufriere, na próxima ilha e outro país, St. Lucia. Saimos às 9h20 da manhã para percorrer 38 milhas, a mesma distância de Paraty à Ilha Grande, vela grande no 2º riso, mais uma vez previsão de vetos fortes, no canal entre St. Vincent e St. Lucia, pudemos sentir a força da corrente equatorial e o mar com ondas de uns 3m… Caraca! Uma embarcou no cockpit e nos deu um banho, pegou a gente de surpresa. No caminho, antes do mar ficar mexido, é claro… o Fer fez a troca de bandeiras… adoooro! Sai a de St. Vincent e Granadinas…

DSC01110

… e entra a de St. Lucia.

DSC01111

Como o Andante continua fazendo água, o Fer resolveu navegar com os compartimentos da proa abertos pra ver se descobre por onde ela teima em entrar. Durante a velejada, o comandante se enfiou na proa, com o mar agitado… e ele acabou mareando, coitado! Olha só ele passando mal no cockpit.

DSC01113

Pra completar o histórico de problemas, quando precisamos do motor ele parou 3 vezes, mais uma vez o comandante (esse meu comandante!) entrou em ação, limpou o filtro de combustivel e continuamos, quando parou a 2ª vez, ele foi olhar o tanque de combustivel e também estava vazando… aff! Só com reza brava agora!

DSC01122

Já avistávamos Soufriere com seus imponentes Pitons, por aqui é assim que eles chamam esses picos.

DSC01129

Esse piton tem mais de 900m de altura e desce escarpado até a água… é lindo!

DSC01139

A pequena cidade de Soufriere não é muito bonita e tão pouco acolhedora, tem ares de favela, com casas de madeira mal cuidadas, porcos na praia… sei lá, não nos passou boa impressão. Sem contar com os chatos de botes, menos do que em St. Vincent, mas existentes por aqui também.

DSC01132

DSC01154

Ancoramos em um lugar bem próximo à praia, é bem profundo e todos fundeiam muito pertinho da areia com amarração de popa nas árvores da beira mar.

DSC01162

No pôr-do-sol, ficamos admirando esse navio-veleiro, gigante e imponente que desfilava no mar a exibir sua beleza. Maravilhoso!

DSC01169

Depois do lindo pôr-do-sol, encaramos a mão de obra que deu o Andante, parecia mais um cortiço… desocupamos a proa e a popa para que o Fer pudesse ver o que estava acontecendo… meu Deus! Não é mole não… depois de 8h de viagem!

DSC01173

Vazamento descoberto… era pelo parafuso do medidor de nivel do tanque, que nem funciona… pqp! Retiramos 10 litros de combustivel de fora do tanque. Já na proa, estava vazando água, pelo tanque flexivel de água doce… tiramos ele de lá.

DSC01176

Depois de um banho e um macarrãozinho, caimos na cama… o Fer estava morto e todo machucado de se enfiar nos buracos do barco, cuidei dele… Hirudoid nos hematomas e bastante carinho… ele merece. Apagamos, os dois, depois de um dia muito cansativo.

No outro dia, haviamos combinado um passeio para conhecer o Vulcão Soufriere, o Jardim Botânico e algumas cachoeiras… Vamos lá!

DSC01182

Essa é parte da cratera do Vulcão Soufriere que tem 22 km de circunferência, ela solta uma vapor de enxofre (mal cheiroso) e podemos ver suas águas escuras fervilhando. A ultima vez que deu o ar da graça, foi em 1766 e a cidade de Soufriere, que era a capital de St. Lucia, virou cinza.

DSC01184

Ai está Soufriere, reconstruída. Fico me perguntando como as pessoas tem coragem de viver em um lugar a beira de um vulcão. Segundo informações da guia, hoje a ilha possui condições de prever, com equipamentos de alta tecnologia e com ajuda de vários cientistas as manifestações do vulcão e avisar a população antes de uma erupção. Ah tá… que eu iria ficar esperando algum aviso… nem pensar!

DSC01188

Mas tenho que admitir que o lugar é muito bonito, olha só a vista!

DSC01193

O Jardim Botânico é muito bem cuidado, bem organizado, cheio de detalhes que fazem a diferença… pontinhas coloridas, cerquinhas, banquinhos…

DSC01196

Desculpem-me a falha, mas não anotei o nome dessas plantas lindas… Aff! Que gafe! Eheheheh

DSC01197

DSC01198

DSC01201

Essa da foto abaixo, eu sei que se chama helicônia. Bem bonita, não é mesmo. Essas cores vibrantes me encantam.

DSC01202

Esse rio vem do vulcão, a água é escura e quente.

DSC01203

Uma cachoeira, que como eu já disse, não nos impressiona muito… mas o vulcão sim, esse nos impressiona. E na verdade fico feliz em saber que no Brasil não temos essa pulga atrás da orelha… eu hein!

DSC01208

Apesar desse lugar ser castigado pela furia da natureza ao longo dos tempos, hora por violentos furacões, hora por erupções de vulcão, a natureza se mostra sábia e reconstrói tudo, dando a ilha ares de paraiso tropical tamanha a exuberância de sua paisagem, muito verde, montanhas, vales, mar de águas cristalinas… é incrivel!

DSC01211

Mais uma pequena queda d’água que encanta mais aos europeus do que a nós brasileiros.

DSC01219

DSC01220

O mais incrivel dessa idéia de reconstrução e retomada após várias tragédias provocadas por manifestações da natureza é que o ser humano realmente se acostuma com tudo e se molda ao seu ambiente, independente do perigo que ele possa oferecer. É louco isso… eu não moraria aqui. Mas o passeio vale à pena, nos faz refletir sobre muita coisa.

DSC01221

5 comentários:

Vani Lamberti disse...

Muito lindo!!!!!!as fotos do lugar, e suas narrações, sem sombra de dúvidas, vc precisa escrever um livro contando essa viagem maravilhosa, serei a primeira a adquirir um livro autografado por vcs.......estou muito orgulhosa, e não vejo a hora de ve-los, a sds é muito grande.....amo vcs,....bjs mãe

Augusto disse...

Bela narrativa, até parece que eu estou andando com vcsss por aí !!! Realmente esta viajem , apesar dos percalços(vazamentos e etc...)é algo a ser contado em verso e prosa. bjos e bons ventos

LILO disse...

E aí povo !!!!!
Esse veleiro esta parecendo meu fusquinha... sempre aparece alguma coisinha para arrumar, mas aí é que esta o barato, senão fica sem graça rsrsrsrsrsrsrsrsrs

saudades

Mauricio e Silvia

Unknown disse...

Vazamento de oleo no barco é dureza, mas o fernando esta tirando de letra, parabens como sugestào quando tiver uma net mais rapida, coloque algum video.
abracos

hugo e catarina

André Linck disse...

Que loucura estes pitons,demais ! Putzzz que zorra ficou o coitado do ANDANTE hein!!! Mas sei que isto é normal,faz parte do pacote.rsrsrsrs As fotos das flores estão muito lindas,podem vir sem nomes mesmo,não da nada.Coitadinho do comandante,tudo isso num dia só é brabo.Já falei e repito,dá pra ver que elê é "safo" mesmo !Parabens !Tbm. ficarei aguardando o livro dona Vani,sua filha narra muito bem,a gente fica grudado,quase cai dentro do computador,rsrsrsrsrs abraços e ............bons ventos sempre,fiquem com DEUS !