Foto: Thierry Dapot

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

MAIS SALVADOR

Eu e o Fer fizemos inscrição para prova de Capitão que acontecerá aqui em Salvador, dentro da Programação do Simpósio Náutico que haverá nesse final de semana. Então Domingo teremos uma prova da marinha pra fazer... tem também algumas palestras interessantes, uma delas com Vilfredo Schurmann e outra com Beto Pandiani, entre outras.

Em uma embarcação sempre há muito o que fazer... e agora estamos morando de fato no Andante até que termine essa aventura, então... é a hora de deixar tudinho bem limpinho e revisado. Morar em um barco é a melhor maneira de cuidar dele.

Olha ai, o Fer lixou toda a fixação da quilha, que fica no porão do barco, que já estava com marcas de ferrugem passou o santo WD-40 e deixou tudo brilhando.
E a mais nova... o Fer não tem sossego, porque do motor tem tocado um alarme que indica entrada de água salgada no barco pela rabeta. Fuçando, ele também descobriu que entrou água no compartimento de oléo da rabeta... Eita! Chamamos o Marcelo que é mecânico e que ja conhece o Andante, pois já cuidou do barco antes de comprarmos ele aqui em Salvador. Resultado - Vamos ter que tirar o barco da água pra poder resolver esse problema. O barco sobe na sexta-feira, na Bahia Marina. Faz parte!

Dá uma olhada na diferença da maré baixa para a maré alta aqui em Salvador... Putz! Deve estar perto de 2,5m, é muita diferença.

Artesanato baiano no Mercado Modelo.

Saimos ontém 30/08, com os vizinhos do Veleiro Allegro, Marcos (de verde), Daniel (de vermelho) e Marcio (de branco), eles vão dar a Volta ao Mundo, acho que devemos encontrá-los até o inicio do Caribe, ali em Trinidad e Tobago, dali eles seguem para o Panamá e entram no Oceano Pacífico, já nós... subimos o Caribe até os EUA e damos a Volta no Atlântico, tá bom pra começar... rsrsrsrsrs
. Fomos na Bahia Marina, aqui perto do TENAB, mas mesmo assim temos que pegar um taxi porque a noite por aqui não é seguro andar a pé, é uma pena! Lá tem vários restaurantes legais, fomos ao Acqua, com vista para a marina e para o mar, tomamos chopp Brahma, muito bom por sinal, mas é claro que não é o do Bar do Português, rsrsrsrs... petiscamos queijo brie com geléia de framboesa, maravilhoso... e comemos crepe de camarão, com cream cheese e cebola... divino! Foi uma noite muito agradável, lugar legal, vista para o mar, boa comida, chopp gelado e boa companhia. Fechou!

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

AINDA EM SALVADOR

Sábado, é preciso reabastecer o Andante, então... vamos para um mercado.

 Mas não é que o mercado era bom demais!
O Fernando queria levar todos esses charques ai!

 Olha só ele babando nos pés, orelhas e rabinhos de porco defumados, oxente... tem mais um  montão de coisas ai... tive segurar o Meu Rei, senão ele iria lotar o barco só dessas comidas ai. Vixi Maria!

Ah... mais aqui tem Brahma Redondinha... e até ganhei uma caldereta do BAHIA (time de futebol).

... e tem Antártica Cristal, tuuuudo de bom. Adorei!


Hummm... surpresa! Olha quem encontramos aqui...
Flávia Filomenski (ex-consultora da Real Academia do Chopp) com o namorado Renan,
eles vieram nos buscar pra almoçar com eles na Porteira do Dique. Muuuito bom! Sem contar que foi um enorme prazer encontrá-los aqui.

No final da tarde compramos as bandeirinhas dos paises que vamos visitar.
Bandeira de Cortesia, é o nome dado a bandeira do país onde a embarcação se encontra, içada em sinal de cortesia pelo país que a embarcação visita. A cortesia nautica é algo bastante sério e respeitado em todo o mundo!
Então... vamos lá... compramos as bandeiras!

ROTINA A BORDO

Bem, como vamos ficar por aqui algum tempo, olha ai nossa rotina.

O Fer monta uma oficina no salão da cabine e fica procurando coisas para consertar ou arrumar, e olha... sempre tem o que fazer, mas pode observar que a latinha ta na bancada da oficina.
Já eu, fui lavar roupas... lerêêê... lerêêê... lerê, lerê,lerê!

Tivemos que dar uma saidinha pra comprar algumas coisinhas e...olha só esses prédios antigos... são lindos! Mas às vezes tenho a impressão que vão desmoronar em cima da gente. Eu hein...
 
Já que passamos bem na frente dela, entramos... essa é a
Catedral de Nossa Senhora da Conceição da Praia.
Linda também!

VIDEO DAS BALEIAS JUBARTES

Desfrutem! É fascinante!


domingo, 28 de agosto de 2011

MAIS UM TRIPULANTE SE DESPEDE

Eis o culpado de tudo isso... em 1993 (eu e Meu Rei éramos apenas amigos..."ficantes"), fizemos um charter no Veleiro Xixagu com o Molina, ele nos apresentou a esse mundo, e desde então... o bichinho nos picou e ficamos doente... rsrsrs!
Hoje, com muita honra temos o Molina a bordo do nosso bravo Andante, no inicio dessa nossa viagem que promete ser maravilhosa... vai dar sorte!


No dia 24/08 às 6h da manhã, Molina desembarcou do Andante pra voltar a Sta Rita do Passa Quatro.

Valeu Velho Molina!

EM SALVADOR

Ficamos sempre cansados após um trecho de mar, nada como uma noite bem dormida pra nos colocar novamente com baterias cheias de energia, porque no outro dia sempre tem um passeio pra fazer, um lugar pra conhecer, um sabor para experimentar... isso é o mais fascinante de uma viagem como esta e o mais legal, a nossa casa é sempre a mesma mas o que vemos da nossa janela... Ah! Essa paisagem muda a todo tempo! Que Maravilha!

Baia de Todos os Santos. Lá embaixo o Mercado Modelo e atras o Terminal Nautico da Bahia, onde está o Andante no momento.

Olha lá o Andante, da esquerda pra direita o primeiro barco do lado de lá do pier.
Elevador Lacerda, você paga R$ 0,15 pra subir ou descer e por esses dias está fechado com problemas... está em manutenção. Então, depois desse dia ainda não subimos mais para o Pelourinho.
Fernando e Molina
Minha amiga Leleca, disse que chegando em Salvador eu teria que chamar o Comandante de "Meu Rei", então ai vai. Eu eu Meu Rei... Eta lele!

Depois de passear pelo Pelô, eu, meu Rei (rsrsrs) e o Molina não resistimos a uma super Moqueca de Frutos do Mar (sem coentro!!!), mas antes pedimos um Couvert Baiano, e lá vinha - Vatapá, Mini Acarajé, Camarão Seco, Abará e um molhinho de pimenta porreta, de todos só não gostei do tal do Abará, eita negocio sem graça, mas o Fer e o Molina mandaram pra dentro, mas tenho certeza que não pedem de novo...rsrsrsrs. Agora o Restaurante Odoyá, eu recomendo... muito bom e a Moqueca é imperdivel Ma-ra-vi-lho-sa! Aff! Deu até preguiça... aquela lezera baiana... se é que vocês me entendem.

Mas resistimos a lezera pós Moqueca e fomos andar... entramos no Convento de São Francisco, lindíssimo.

 Nossa a Igreja é muito bonita... toda com pintura em ouro por dentro.

Aproveitamos para agradecer o sucesso do trecho.

sábado, 27 de agosto de 2011

CONSEGUI POSTAR O VIDEO DA PARTIDA!!!

Aff! Até que enfim consegui postar esse video. Bem a edição tá meio tosca mas dá pra vocês terem uma idéia do que foi esse momento. Muita emoção! Curtam ai!

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

ESTAMOS DE OLHO NOS COMENTÁRIOS!

Olá Pessoal Sangue Bom!
Saudades de todos... estamos de olho em todos os comentários que vocês postam no blog e ficamos ansiosos pra ver o que dizem a cada postagem nossa. É muito bom saber que não estamos sozinhos nessa empreitada e dividir com vocês esses momentos... é realmente especial. Continuem de olho! Agora vai um alô pra todos que postaram no blog e para os que não postaram também... Beijocas para
Vani Lamberti - mãe e sogra querida
Mauricio e Silvia - primos que estão de olho. Esperamos vcs na Europa!
Yola e Tio Mauricio - viajando com a gente! Eba!
Vitor Pereira - continue de olho, hein!
Rafa (gelo Ceasa) - Uauauaua! Que legal vc aqui!
Tânia - Esperamos que esteja aproveitando bem o Naiviv.
Paulo Valle - Preciso saber de onde conhecemos vc, não identifiquei pelo nome, percebi que tá de olho em tudo.
Juninho (Airton) - Você não perde uma hein! Rsrsrs... sabemos que a cada postagem vc estará lá! Legal demais!
Meire Dias - Amiga! Que delicia ter vc aqui! Continue ligada! Beijocas pra vc.
Mario Bocamarela - Quem é você?Rsrsrs... Adoramos suas postagens!
Jorge Julien - Cadê nosso kit de reparos? Rsrs... Continue de olho na gente pra ver se a gente chega em Portugal.
Cesar e Glaucia (Veleiro Refrega) - Foi especial conhecê-los, nos emocionam com suas postagens, estamos torcendo pra que chegue a hora de vcs logo, vamos estar ai pra vê-los soltar as amarras! Bons Ventos!
Cabral - Eta lele... até vc por aqui! Quero 1000 palitos para amanhã! Rsrsrsrs.
Mané e Grega - Vocês moram em nossos corações... saudades!
Gi e Carlão - Muito legal vocês nos fazendo companhia aqui no blog. Muita sorte com o Veleiro Maná. Bons Ventos! Abraço forte!
Cyl - Que saudade de vc, mesmo de longe, sempre ligada. Valeu... obrigado pelo carinho!
Sr. Gonçalves - Que honra! Valeu o carinho, continue de olho!
Celso Kawashima - E ai? Continua tomando o Melhor Chopp do Brasil acompanhado do meu vizinho, agora "sindico"? Abraços pra vcs!
Breno - E aeeeee! O adesivo de escopolamina ta funcionando, eu recomendo!
Ana Mara - E aeee cunhada... to com saudade de vc!
Freitas, Lili, Luiza e Helena - Estamos experimentando muitos sabores por aqui, ontém mesmo comemos abará aqui em Salvador! Beijocas pra vcs!
Réia - Em breve estaremos em Portugal, esperamos encontrar vc! Beijos.
Fabi, Azevedo e Rose - E ai Baiano, tem bacalhau? Abraços pra vcs, continuem nos acompanhando.
Leandro Jacob - É uma felicidade tê-lo por aqui. Valeu o carinho! Continue nos seguindo!
Fer e Matheus - Sobrinhos queriiiidos! Sentimos muita saudade... Beijocas pra vcs!
Benja e Cris - E ai Campeõs! Por aqui tudo MA-RA-VI-LHO-SA-MEN-TE bem e por ai? Bjs.
Marivan - Diga pra Olivan que temos o café que ela gosta a bordo do Andante, portanto estão todos convidados para um cafezinho conosco! Bjs à todos... Valeu Marivan!
Bia e Alexandre - É verdade... o mais dificil é ter coragem de começar uma aventura dessas. Agora é brincar de viver! Abraços
Móia - Mais uma vez você nos acompanhando, muito legal!
Maria Oliveira - Que legal...sempre de olho na gente. Valeu o carinho!
Pazuzo - Eita menino! Por onde andas? Que legal que vc ta de olho na gente... continue nos fazendo conpanhia. Abraços
Claudia Tazaki - Obrigado pelo carinho..., não deixe de nos acompanhar, abraços Paula e Fernando
Alessandra Bento - Ja passamos por lugares que vc conhece muito bem, não é mesmo? Forte abraço pra vc e sua mãe. Continue com a gente.
Chico Canhos - Olha aeee Chico, fica de olho na gente! Abraços
Eric Goulart - Hei... vc por aqui? "Quer namorar comigo?" Rsrsrsrsrs. Abraços Paula e Fer

Esses nomes são das pessoas que postaram no blog, algumas entraram como anônimas e não temos como identificar. Peço descuplas se deixei de citar alguém, mas saibam que estamos vendo tudo. 

Fica aqui nosso abraço para toda a nossa Equipe (tão querida do Bar do Português)
Cidona (Paty), Tia Cida, Palmira, Xeroquinho (menino bão), Lucas (manda ver ai!), Robinho (Saci), Xerocão (vai ficar 10 patrão), Danilo, Aline, Carla Magrela, Bolacha, Vani (ursa), Rall, sem esquecer é claro do Marcão e da Ana, suuuper parceiros.
Abraços pra todos nossos clientes, amigos, familiares, para os amigos dos amigos e também pra todos que estão nos acompanhando que por acaso não conhecemos.

É muito legal tê-los conosco nessa aventura!


quarta-feira, 24 de agosto de 2011

NAVEGADA PRA SALVADOR

Como ja era previsto, pouco vento nesse trecho, então... motorada total.

Gente, o azul do mar da Bahia é indescritivel, não sei se a foto é capaz de mostrar a realidade. Navegamos por grandes profundidades, maiores que 1000m nesse trecho, talvez seja um dos motivos dessa cor maravilhosa.

Comandante de olho em tudo, inclusive no que vocês verão na próxima foto.

É assim que elas, as gigantes Jubartes, dão o ar da graça. E na hora da soneca, ouço um grito - BALEIAS! BALEIAS! Era o Comandante me chamando pra fotografar. Vamos lá, afinal não perderia por nada.

 Como sempre... fascinante! Elas estavam preguiçosas desta vez, uma delas estava imóvel com a cauda pra fora, o Molina achou que pudesse ser um bote quando avistou de longe, mas não... eram elas, as donas do pedaço. Depois num ballet de movimentos lentos, vimos que eram duas, estão sempre aos pares, um casal, afinal elas veem pra essa região pra procriar, então... Viva o amor das Jubartes!

Olha ai! Poderia ser o cartaz do filme - "O Velho e o Mar".
Não acham? Rsrsrss

Na madrugada, nas únicas horas de velejada, deu pau no motor, ou melhor... na encrenca da bomba d'água, o motor começou a apitar e ai... o Comandante desmontou tudo pra arrumar a bomba, teve que levantar o motor amarrado nas catracas que ficam do lado de fora, com o barco adernado, velejando a 7kt, foi punk... uma surra que só terminou às 4h da manhã. Ainda bem que quando o Tio Valter esteve em Paraty, o Fer e ele tiraram a tal da bomba d'água, valeu... porque dessa vez o Fer já sabia o caminho pra chegar nela, que não é nada fácil. Coitado, ficou só o pó da rabiola, mas esse Comandante é muito competente, ainda bem!

Salvador nos recebeu assim, com essa nuvem escura e gigante em cima da cidade e pior, do mar também... Aff! Então tiramos nossas roupas de tempo pra encaramos a chuva.

O Fernando tava por dentro do caminho que tinhamos que fazer pra chegar no Terminal Nautico da Bahia - TENAB, e lá fomos nós.

Chegamos a mais um porto... uauauauauauau... Tudo ok, a chuva só fez nos rodear, foi bem tranquila a chegada.

É recompesador ter uma vista dessa ao chegar, as luzes foram se ascendendo e colorindo Salvador, parece que foi proposital, pra brindarmos o trecho!

E pra provar que estávamos mesmo na frente desse cartão postal, olha só a visão de dentro da cabine do Andante... não é demais? Tivemos que abrir umas latinhas... rsrsrsrsr