Foto: Thierry Dapot

domingo, 20 de fevereiro de 2011

VIAGEM PELO ATLÂNTICO NORTE.

Há tempos imaginamos uma viagem pelo Atlântico Norte, fazemos planos, sonhamos..., mas a viagem começa quando finalmente marcamos a data de saída. Então a nossa já começou, sairemos de Paraty no dia 1º de Agosto de 2011! Aniversário da nossa cidade, Bauru. Nosso roteiro é conhecido de muitos velejadores:
Saindo de Paraty, subindo toda a Costa Brasileira até Fernando de Noronha, depois seguiremos para o Caribe até os Estados Unidos, de lá iniciaremos a travessia de Fort Lauderdale - Bermudas, Bermudas - Açores, Açores - Portugal, ficaremos um tempo na Europa... aí vamos para Ilha da Madeira, Canárias e Cabo Verde na África onde iniciaremos a nossa volta ao Brasil chegando em Noronha novamente.
Aff!

Não é fácil decidir, mas enfim, vamos esperar o quê? É claro que estamos organizando todas as nossas coisas e negócios pra que nada deixe de caminhar na nossa ausência. Temos ao nosso lado pessoas especiais, capacitadas e de nossa inteira confiança que cuidarão de tudo durante a nossa viagem, aliás se não fosse por eles, Marcão e Ana, não estariamos iniciando a realização de um sonho. Valeu... desde já! Sairemos do bar no dia 09 de Julho.
Bem, já começamos a equipar o barco pra grande viagem.
- 2 placas solares de 125W;
- 1 gerador eólico;
- troca das lâmpadas da cabine por leds;
- bote SR 9,5 Flexboat;
- coletor de água de chuva;
- motor (bote) Yamaha 8hp;
- troca do rotor do motor;
- Epirb;
- licença da Anatel para Epirb e VHF;
- VHF portátil;
- 3º GPS;
- troca da antena do GPS do barco;
- Targa e Turco;
- jogo de velas reserva;
- escotas e adriças reserva;
- equipamento de rapel para subir no mastro;
- equipamento de mergulho para reparos no barco;
- pintura de fundo;
- revisão de leme e rabeta;
- equipamento de segurança;
- estaiamento reserva;
- cartas nauticas;
- Habilitação Capitão Amador em andamento;
- troca das baterias;

E ainda falta muita coisa como:
- Spot (ratreador via satélite);
- Globalstar (telefone via satelite);
- Seguro do barco;
- alternador reserva para o motor do barco;
- balsa salva-vidas;
- equipamento de salvatagem em geral;
- reparo na antena de VHF e estação de vento;
- mais cartas nauticas (papel e digital);
- tratamento de esgoto;
- caixa de ferramentas;
- kit completo de Primeiros Socorros (acho que vou precisar de Segundos e Terceiros Socorros também..rs)

Vixi... tem muito mais! Será que vai dar tempo? tem que dar...rsrsr



REVELLION NO SACO DO CÉU - COQUEIRO VERDE

Foi muito agradável passar a virada no Restaurante Coqueiro Verde, festa organizada por Álvaro Dabus, bauruense, boa gente, que nos fez convite muito simpático para participar do evento. Aceitamos é claro... e lá fomos nós... nos encontramos com os amigos Breno e Manir, foi realmente muito bom e divertido. Aí vai meu elogio à toda equipe do Coqueiro Verde, que muito animada e prestativa atendeu à todos com muita eficiência e simpatia. Parabéns!

AGORA ACABOU... CHEGOU 2011! FELIZ ANO NOVO!

Eu, Fernando, Marcão, Gisele, Ana Mara e Naro. Todos a bordo do ANDANTE desde de o dia 26/12/2010. Rumamos para Ilha Grande e seguimos como sempre, petiscos, boa musica, pouco vento, bom papo, muitas risadas, nos preparamos para passar o virada no Saco do Céu e no último dia ano depois de passarmos em um restaurante que fica na Praia de Ubatubinha fomos para a Tapera para abastecer o barco de água, naquela pedra que tem no meio da enseada com uma mangueira de água doce, durante o abastecimento fomos surpreendidos por uma marola que jogou o barco contra a pedra e prensou a perna do Fernando, um acidente, um sufoco, um grande susto, o machucado foi grande, ele perdeu carne e abriu um verdadeiro buraco na parte interna da canela esquerda, fora o pé que foi esmagado. Depois de tirar o barco do lugar e passar o leme para o Marcão, fui ver o estrago (o Fer por pouco não desmaiou, mas por muito pouco mesmo) fui lavar muito bem o machucado com agua, sabão e muito antiseptico, depois disso dei pontos falsos e fizemos muitas compressas de gelo naquele pé inchado. Assim que fechamos o ano de 2010... ano dificil, que insistiu em nos machucar até o último dia. Agora acabou... Chegou 2011! FELIZ ANO NOVO!